GRANDE PERDA!

“Morreu hoje”: Substituta de Renata interrompe JN às pressas com morte de ícone do Brasil e luto

30/03/2025 às 17h45

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Renata Vasconcellos - LUTO (Foto: Reprodução - Globo)

Substituta de Renata interrompe JN às pressas para anunciar morte de ícone do Brasil, deixando todo em estado de LUTO

A substituta de Renata Vasconcellos no Jornal Nacional Alanis Morissette, interrompeu a transmissão do noticiário na noite de ontem (29) com uma notícia inesperada e dolorosa: a morte de um dos maiores ícones da cultura brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a voz embargada e o semblante grave, ela anunciou a perda que comove o país e trouxe o luto a uma nova dimensão.

“Morreu hoje aos 85 anos no Recife, o advogado, poeta, jornalista e professor, Marcos Vilaça”, informou Alanis Morissette no JN,

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em celebridades e das informações divulgadas no JN, detalha agora a morte de Marcos Vilaça.

Brasil de LUTO

​O mundo literário brasileiro perdeu, no último sábado (29), o advogado, jornalista e poeta Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça, aos 85 anos, no Recife.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A informação foi confirmada pela Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual Vilaça era membro desde 1985, ocupando a cadeira 26 na sucessão do jornalista e poeta Mauro Mota. ​

Marcos Vinicios

Nascido em 30 de junho de 1939, em Nazaré da Mata, Pernambuco, Marcos Vilaça teve uma trajetória multifacetada.

LUTO - Morre o poeta Marcos Vilaça (Foto: Reprodução)
LUTO – Morre o poeta Marcos Vilaça (Foto: Reprodução)

Contudo, além de sua produção literária, destacou-se na administração pública, atuando como chefe da Casa Civil de Pernambuco e, posteriormente, como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). ​

Sua dedicação à cultura brasileira foi reconhecida com a presidência de instituições como a Fundação Nacional de Arte (Funarte) e a Pró-Memória.

Vilaça também foi condecorado com a Medalha Cultural E. D’Almeida Vítor, o mais alto título da Academia de Letras de Brasília, em 2011. ​

Obras

Como escritor, publicou obras que refletem sua visão crítica e poética, incluindo “Nordeste: Secos & Molhados” (1972) e “Recife Azul, líquido do céu” (1972).

Porém, seu livro “Em torno da Sociologia do Caminhão” (1961) recebeu o prêmio Joaquim Nabuco da Academia Pernambucana de Letras. ​

LUTO - Morre o poeta Marcos Vilaça (Foto: Reprodução)
LUTO – Morre o poeta Marcos Vilaça (Foto: Reprodução)

Em 2019, a Academia Pernambucana de Letras homenageou-o aos 80 anos, instituição da qual foi presidente de honra. Porém, a cerimônia contou com a presença de intelectuais e figuras públicas que ressaltaram sua importância para a cultura pernambucana e brasileira. ​

Além disso, Marcos Vilaça exerceu influência política ao atuar como secretário particular para assuntos especiais durante o governo do presidente José Sarney e também foi membro fundador do Partido da Frente Liberal (PFL).

Principais Contribuições de Marcos Vilaça:

  • Literatura: Publicação de obras que exploram a cultura e a sociedade brasileira.​
  • Administração Pública: Porém, sua atuação em diversos cargos, incluindo chefe da Casa Civil de Pernambuco e ministro do TCU.​
  • Cultura: Presidência de instituições culturais e condecorações que reconhecem sua contribuição ao setor.​

Qual é a obra mais famosa de Marcos Vilaça?

Marcos Vilaça, renomado escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, reconhece amplamente sua obra “Coronel, coronéis: apogeu e declínio do coronelismo no Nordeste”, que ele coescreveu com Roberto Cavalcanti de Albuquerque.

Além disso, este livro, considerado um clássico, analisa as estruturas de poder dominadas pelos coronéis no Nordeste brasileiro.

LUTO – Morre o poeta Marcos Vilaça (Foto: Reprodução)

CONCLUSÃO 

Por fim, Marcos Vilaça deixa um legado indelével, refletido em sua vasta produção literária e em sua atuação dedicada ao serviço público e à cultura nacional.

Porém, sua memória continuará a influenciar e a inspirar futuras gerações.

Veja também matéria especial sobre: LUTO: A paralisação do JN com morte de estrela da Globo e confirmação de Renata aos prantos: “Desculpas”.

luto
Marcos Vilaça
morte de famoso
Morte de Famoso Brasileiro

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.