DESOLADOR!
Luto URGENTE: Jornal da Globo acaba de confirmar morte de cantora aclamada do Brasil
05/10/2024 às 13h25
Brasil acorda em luto nesse sábado: Ícone da música brasileira morre aos 85 anos de idade
O fim de semana chegou com um luto doloroso no cenário musical brasileiro. O jornal da Globo confirmou, nesse sábado, 05, a morte de uma querida cantora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reconhecida como uma das maiores vozes do Samba, a artista lutava com uma doença renal crônica, além de enfrentar problemas cardíacos.
Conforme divulgado no G1, Dona Jandira foi internada no Hospital Metropolitano Célio de Castro. O quadro da cantora, porém, piorou após uma pneumonia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FEZ HISTÓRIA
A carreira de Dona Jandira é um dos pontos que atraem atenção daqueles que buscam conhecer um pouco da história da artista.
Na contramão de muitos, a cantora só iniciou sua carreira musical aos 64 anos. Jandira era natural de Alagoas, e por muitos anos teve a pedagogia como profissão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, a artista sempre teve uma relação próxima com a música: Sua mãe era professora de música, e, conforme as palavras da artista, ela “Nasceu cantando”.
Atualmente reconhecida com uma das vozes do samba de Minas Gerais, Jandira nunca imaginou que fosse ser cantora profissional.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Câncer e pneumonia: Elenco de Salve Jorge, da Globo, é arrasado com 4 mortes
● Doença mortal e câncer: 3 atores de ‘Caras e Bocas’, da Globo, arrastadas pela morte de forma trágica
● Carta psicografada de Marcelo Rezende divulgada em canal traz recado de arrepiar a apresentador da TV
“Foi uma coisa assim, sem explicação. As coisas acontecem e a gente tem que acompanhar.
Minha vida é tão engraçada…”, disse em entrevista no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.
“Eu sempre gostei, sempre toquei (violão) em festas de igreja, aquele normal da minha época. Fui professora e tocava em aniversário, na faculdade, na escola. Era produtora e não sabia”, continuou ela.
Cantora entrou na música após se aposentar
Foi apenas após se aposentar, que a artista abriu um novo caminho: A música. Já com 68 anos, ela foi para Belo Horizonte. Lá, foi convidada por um jovem de 15 anos a fazer um trabalho na comunidade.
Ficando à frente de um pequeno coral, Jandira precisou obter um registo na Ordem dos Músicos. “Periodicamente, a Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), em Minas, faz testes aqui na cidade para selecionar os músicos práticos”, explicou.
Conforme revelado pelo portal artedetodagente, no dia da seleção, José Dias, músico e compositor, estava presente na banca.
Ele a convidou para cantar em casas noturnas de Belo Horizonte, assim surgiu uma parceria e novos convites para shows.
A partir daí que tudo começou. Foram mais de 20 anos de carreira e 400 shows. Entre os trabalhos autorais da cantora estão “Dona Jandira” (2008), seu primeiro álbum de estúdio.
O segundo e último foi “Dona Jandira: Ao vivo”, de (2012), e contou com grandes nomes de peso do samba nacional.
Reconhecida como uma das maiores vozes do samba de Minas, Dona Jandira abriu o coração em entrevista. “Eu costumo falar que isso é coisa de Deus”, disse.
“As instituições que têm responsabilidade sobre cultura, sobre música, sobre quem canta, enaltecem a situação e eu fico superfeliz, não tenho palavras para agradecer”, contou.
FALECIMENTO
Com uma carreira brilhante, a cantora aclamada brilhou por muitos anos nos palcos do Brasil. Sua saúde, contudo, começou a ficar mais debilitada.
Após ser diagnosticada com pneumonia durante a internação, Jandira não resistiu e faleceu, aos 85 anos de idade, na última sexta-feira.
O perfil oficial da cantora no Instagram confirmou o falecimento nesse sábado. “Venho, através deste meio de comunicação, informar o falecimento da nossa Rainha Dona Jandira. Ficará para sempre em nossos corações”, diz o post em luto.
Hoje, será realizado o velório da cantora, das 12h30 às 16h30 no Bosque da Esperança Cemitério Parque. Além disso, o sepultamento está marcado para às 16h30.
Por fim, o perfil informou que será realizado também um velório online para os fãs em luto, com um link de acesso compartilhado nas redes oficiais da cantora.
Considerações finais
Dona Jandira marcou o cenário musical com sua trajetória inspiradora. Aos 64 anos, ela iniciou sua carreira no samba, uma paixão que carregava desde a infância.
Com um legado marcante na história da música brasileira, a artista realizou mais de 400 shows, com mais de 20 anos dedicados à música.
Por fim, sua morte aos 85 anos, após complicações de pneumonia, trouxe tristeza e luto para os fãs, mas sua história de perseverança e talento continua viva.
Que famosos participaram do último DVD de Jandira?
Dona Jandira tomou à frente de inúmeros projetos e trabalhos na música. Contudo, ao falarmos de trabalhos autorais da artista, seu ultimo DVD foi “Dona Jandira: Ao vivo”, feito em (2012).
O último DVD contou com participações de peso do cenário musical brasileiro, como Luiz Melodia, Paulinho Pedra Azul, Sergio Moreira e Marco Lobo.
Autor(a):
Ionara Santna
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]