Longe dos gramados desde que deixou o Corinthians, Vanderlei Luxemburgo arma retorno em gigante do Brasileirão
Desde que foi demitido do Corinthians, em meados de outubro de 2023, Vanderlei Luxemburgo não voltou a atividade.
O experiente treinador de mais de 70 anos, tem estudado bem as propostas que recebe, mas, talvez nunca mais retorne para a beirada do gramado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, de acordo com informações da ESPN, Vanderlei Luxemburgo é pretendido como Coordenador Técnico do Santos.
Esse é um cargo em alta no mercado do futebol e que faz com que um nome conhecido no futebol ajude na contratação de jogadores e gestão de elenco.
Felipão, Muricy Ramalho e Paulo Autuori, por exemplo, que foram excelentes treinadores, hoje em dia atuam nessa posição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso calha com o que disse Luxemburgo em entrevista ao Charla Podcast em 2024, onde comentou sobre sua volta aos gramados.
Não retorna:
Luxemburgo disse que, hoje em dia, é difícil ele retornar para a beirada de um gramado para comandar uma equipe:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Retorno triunfal de Ganso e +10 craques: Teixeira arma pacotão de 11 reforços a Pedro Caixinha em 2025
● Teixeira libera o PIX e quentinha de contratação de craque de R$ 24M do Palmeiras no Santos chega voando
● Para se vingar de Gabigol: Craque de R$ 12M do Flamengo é aprovado no Santos de Pedro Caixinha em 2025
“Se falar ‘você vai ser o responsável pelo futebol’, aceitaria (voltar ao futebol). Os diretores executivos de hoje não são mais responsáveis pelo futebol. São interesses próprios, vou falar e fod***. Quantos treinadores mudaram no Flamengo com o Rodrigo Caetano? Uma série. Quantos mudaram com o Alexandre Mattos no Palmeiras? Então para ser o responsável tem que ser responsável mesmo. Dando resultado, tendo participação no negócio. Esquece o técnico, que tem contrato, você vai entrar no negócio tendo participação como em uma empresa. Como na minha empresa, onde meus gerentes e CEO’s têm participação no negócio, por êxito. Aí você muda. Se falar, ‘Luxemburgo, o futebol é contigo’…”, começou por dizer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A primeira coisa que eu quero fazer é: a categoria de base passa a ser a mais importante, como o Palmeiras faz hoje. Isso faz toda diferença do mundo no futebol. Não tem resultado de imediato, mas a médio e longo prazo… O Palmeiras e o Flamengo têm resultado disso aí. O Flamengo tem nisso uma das maiores receitas, venda de jogador da base e que passa a ter 5% em qualquer lugar que o jogador vai, o que resulta num valor significativo no fim de ano”, prosseguiu.
Após grande carreira…
Luxemburgo confirmou que, depois de tudo que ele passou, é difícil retornar ao futebol:
“Eu poderia pensar, mas na realidade eu não quero voltar (ser treinador). Não quero ser alvo, depois de tudo que fiz no futebol, para denegrir a minha imagem”, disse, antes de concluir o desabafo.
“Vocês conhecem a minha história, mas tem muita gente que não conhece e falam pelos últimos 20 anos de futebol. E não sabem o que aconteceu comigo na história, falam muita bobagem, como se eu fosse um merd***, sem respeito, sem nada. Não quero colocar o nome do Luxemburgo pra ser discutido por um cara que não sabe nada de futebol, que torce pelo Flamengo, pelo Botafogo, pelo Corinthians, que torce e começa a me julgar? Isso muda a minha vontade de voltar ao futebol.”
Conclusão final:
Portanto, pretendido pelo Santos, Luxemburgo não pretende retornar a carreira de treinador de futebol.
Mas, o Peixe busca ele para ser um coordenador técnico, algo que o treinador vai pensar daqui para frente.
QUAIS FORAM OS TÍTULOS DE LUXEMBURGO COM O SANTOS?
- Santos
- Torneio Rio-São Paulo: 1997
- Campeonato Brasileiro: 2004
- Campeonato Paulista: 2006 e 2007