Macarrão popular e amado foi banido das prateleiras do supermercado após apresentarem sérios riscos à saúde e alerta foi dado aos consumidores
De longe, o macarrão é um dos alimentos mais versáteis e práticos da cozinha moderna. Afinal de contas, ele pode estar presente desde receitas mais simples às mais elaboradas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo da história, ele conquistou adeptos ao redor do mundo graças à sua versatilidade e até mesmo sabores, com os famigerados e deliciosos instantâneos, conhecidos entre miojos e lamens.
No entanto, nem sempre a popularidade de um produto garante sua segurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na Dinamarca, a marca sul-coreana Samyang, vista como nº1 em macarrões instantâneos picantes, foi alvo de um banimento severo, aonde a mesma foi retirada das prateleiras do país, após apresentarem sérios riscos.
Sendo assim, a partir de informações divulgadas pelo CNN, a equipe especializada em fiscalização do TV Foco, irá trazer mais detalhes sobre o ocorrido bem como os alertas emitidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Envenenamento agudo”
No dia 12 de junho de 2024, a agência de regulamentação de alimentos dinamarquesa, o que funciona como a ANVISA daqui, anunciou o banimento de três variedades de macarrão da linha “Hot Chicken Ramen” da Samyang.
- “3x Spicy“;
- “2x Spicy“;
- “Chicken Flavor Ramen”
O elevado teor de capsaicina, composto químico responsável pelo sabor ardente das pimentas, levou à consideração do trio como impróprio para consumo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 17 feriados, sendo 8 prolongados, aumento do salário mínimo e +1: 3 vitórias aos trabalhadores em 2025
● Nova projeção de aumento do salário mínimo para 2025 é divulgada hoje (19) com valor jamais esperado
● Extinção do RG: Brasileiros recebem ultimato e novo documento exigido é retirado em 3 passos
De acordo com as autoridades, o consumo excessivo desses produtos pode provocar casos de “envenenamento agudo”. Entre os sintomas estão:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Dor abdominal;
- Náuseas;
- Irritação gastrointestinal.
A recomendação oficial era para que os consumidores descartassem os produtos ou os devolvessem às lojas de origem.
Afetou o Brasil?
Apesar da proibição na Dinamarca, os macarrões da Samyang continuam disponíveis no Brasil, sendo vendidos em mercados especializados em produtos asiáticos e em plataformas online por cerca de R$ 15 a unidade.
Porém, apesar da proibição na Dinamarca, a ANVISA não inclui os rótulos da Samyang na lista de produtos impróprios para consumo, e não há registro de incidentes relacionados à marca no país.
Ainda assim, especialistas recomendaram cautela, especialmente no consumo por crianças, devido à alta concentração de capsaicina.
O alerta para consumidores
Embora os produtos da Samyang sejam uma tendência entre os entusiastas de desafios culinários, a proibição dinamarquesa acendeu um alerta sobre os limites de segurança no consumo de alimentos ultraprocessados.
Além disso, o caso reforça a importância de verificar a composição dos alimentos e respeitar os limites individuais de tolerância, especialmente ao lidar com produtos conhecidos por sua intensidade.
O que prova que até mesmo o macarrão instantâneo, tão prático e popular, merece atenção.
Situação da Samyang na Dinamarca e manifestações:
Diante do recall, a empresa se manifestou defendendo o produto. De acordo com o portal Paladar, do Estadão, a empresa se manifestou diante da proibição:
“Entendemos que a autoridade alimentar dinamarquesa fez o recall dos produtos, não por causa de um problema de qualidade, mas porque eram muito picantes” – Informou a empresa que continuou:
“Os produtos estão sendo exportados globalmente. Mas esta é a primeira vez que são recolhidos pelo motivo acima” – Completou
Lembrando que a situação afetou somente as linhas mencionadas, sendo assim, os demais produtos e linhas permanecem sendo comercializados normalmente.
Qual a importância da Samyang?
A Samyang, fundada na Coreia do Sul em 1961, é uma das maiores fabricantes globais de macarrão instantâneo, com um faturamento anual superior a US$ 500 milhões.
Sua linha “Buldak“, conhecida pelo intenso sabor picante, tem fãs em várias partes do mundo, incluindo o Brasil.
Mas, se você deseja saber mais sobre fiscalizações e produtos no Brasil, clique aqui*.
O que é capsaicina?
- A capsaicina é um composto químico e o componente ativo das pimentas conhecidas internacionalmente como pimentas chili.
- Ela cria a sensação de queimação nos humanos.
- Quando ingerida, a capsaicina é liberada na saliva e se liga aos receptores na boca.