As varejistas colossais do Brasil comunicaram o adeus dos serviços aclamados
O Brasil é um país muito bem abastecido quando o assunto diz respeito as grandes varejistas. Aliás, Casas Bahia e Magazine Luiza, são duas gigantes de mercado e que se destacam nesse segmento.
E por falar nas queridinhas dos brasileiros, elas confirmaram o fim de serviço colossal aos clientes e pegaram milhares de surpresa.
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Segundo o Portal Agência Saiba Mais, a Magazine Luiza deu fim as atividades em mais uma unidade. Estamos falando da loja situada na avenida Rio Branco, na Cidade Alta, centro de Natal. Em um cartaz divulgado em janeiro deste ano de 2024, a empresa fez o direcionamento dos consumidores para outro espaço, sendo ele a filial da avenida Prudente de Morais.
Por meio de um comunicado, a companhia confirmou o adeus da loja da zona leste e relatou que a decisão fez parte de ‘um processo de aumento de eficiência operacional’. “A área de gestão de pessoas da companhia já está atuando para realocar o maior número possível de colaboradores que trabalhavam na unidade”, relatou a assessoria de imprensa da varejista.
Já o presidente da associação Viva o Centro, Rodrigo Vasconcelos, destacou que o fechamento faz parte de uma reestruturação nacional que as grandes empresas passam. “É uma reestruturação assim como foi a Marisa, assim como foi a C&A. A Magalu passa por dificuldades no varejo no Brasil todinho, que está sendo acompanhado. Até na bolsa (de valores)os investidores estão retirando o dinheiro”, disse ele.
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Por sua vez, o fim de serviço da Casas Bahia não se trata especificamente de uma unidade, mas sim, em um investimento que parece não ter vingado. Segundo a Folha de S. Paulo, a companhia deu início ao investimento no marketplaces com produtos diversificados, como artigos de festa, perfumaria, cosmético e outros.
Todavia, a empresa deixou de comprar e vender os itens diversificados e passou a seguir focada somente na compra e venda de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Hoje, os marketplaces da empresa estão sendo vendidos por terceiros, os “sellers”.
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Vale dizer que, um dos motivos pelo qual a Casas Bahia não se adequou com as vendas foi o fato da empresa ser vista pelo público, de modo geral, como uma vendedora de eletrodomésticos. “Nós estávamos gastando muito para sermos generalistas, tentando atrair clientes de outras categorias, como uísque, sendo que o nosso cliente de móveis e eletro já é muito fiel”, relatou Renato Franklin, presidente do grupo.
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Qual é o público alvo da Casas Bahia?
Uma das gigantes de mercado do território brasileiro, a Casas Bahia está presente no cotidiano de milhões de brasileiros, principalmente os de menor renda, que têm móveis e eletrodomésticos comprados na renda.