CRISE E BRIGA NOS TRIBUNAIS

Debandada desesperadora: Maior emissora descobre rombo nos cofres e e-mails da alta cúpula são vazados

Jovem Pan teria sofrido um rombo de mais de 800 mil por conta da perda de patrocinadores- Foto: Divulgação/Jovem Pan

Jovem Pan teria sofrido um rombo de mais de 800 mil por conta da perda de patrocinadores- Foto: Divulgação/Jovem Pan

O canal teria sofrido um rombo de quase 1 milhão de reais por conta da perda dos seus principais patrocinadores

Mesmo com todo o mercado televisivo tendo que enfrentar a crise causada pela pandemia de Covid-19 nos dois últimos anos, também houve emissoras que foram na contra mão de empresas como a Globo, o SBT, a Record e a Band, e lançaram novos canais em meio ao momento conturbado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, uma destas novas emissoras de TV foi atingida por uma crise ainda maior, que culminou na demissão de vários profissionais e até na descoberta de um rombo milionário nos cofres.

Estamos falando da Jovem Pan News, que estreou na TV em outubro de 2021 com o objetivo de ser um canal dedicado ao jornalismo, tendo a discussão política como carro-chefe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meados de 2022, o canal derivado de uma das maiores emissoras de rádio do país passou a ser investigado pelo Ministério Público Federal por acusações de “desinformação” e por um suposto favorecimento à Jair Bolsonaro no seus noticiários. Além da investigação do órgão, a Jovem Pan News também foi alvo de um movimento de boicote, liderado pelo grupo Sleeping Giants. 

Segundo informações do site The Intercept Brasil, a organização de ativistas se mobilizou para desencorajar empresas a anunciarem no canal, o que causou um rombo gigantesco nos cofres da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O portal obteve acesso a e-mails da alta cúpula da emissora paulista que mostram irritação pela debandada de patrocinadores depois do início do movimento ‘DesmonetizaJovemPan’, liderado justamente pelo Sleeping Giants Brasil.

Ao todo, estima-se que o prejuízo causado pela campanha da organização de ativistas tenha sido de R$ 830 mil.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Duas trocas de e-mails obtidas pela reportagem mostram empresas como a Toyota e a Caoa Cherry pedindo a suspensão de acordos de publicitários acertados previamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As mensagens foram usadas pela própria Jovem Pan como provas no processo que o canal move contra o Sleeping Giants.

“Vejam o tamanho do dano. Fique à vontade para usarem estas informações”, disse Esper Chacur, diretor jurídico da Jovem Pan ao encaminhar a troca de e-mails aos advogados do grupo de comunicação.

ANDAMENTO DO PROCESSO ENTRE JOVEM PAN E SLEEPING GIANTS

O canal de notícias move uma ação contra o Sleeping Giants sob a alegação de que o grupo de ativistas está perseguindo a empresa, causando sérios prejuízos financeiros.

Já a organização pede a desmonetização do canal de notícias nas principais plataformas digitais, como o Google e o Youtube.

O Tribunal de Justiça de São Paulo negou o primeiro pedido da Jovem Pan sobre a suspensão da campanha do Sleeping Giants e o processo segue em curso.

Autor(a):

Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: erick.martins@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile