Maior falência de banco acontece após anos, faz instituição encerrar atividades e desespera clientes

Maior falência de banco ocorre após anos e empresa vai à falência
Uma das maiores crises financeiras no Estados Unidos aconteceu em 2008, causando um efeito que afetou o mundo inteiro, e na última sexta-feira (10) o país norte americano anunciou o encerramento das atividades do Silicon Valley Bank (SVB).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa situação se tornou a segunda maior falência no setor bancário do Estados Unidos, o que gerou uma grande preocupação dos clientes, que não conseguiram mexer no dinheiro que estava aplicado.
Apesar disso, especialistas do assunto não acreditam que os efeitos chegarão as mesmas proporções do que ocorreu em 2008, o que deixa o resto do mundo um pouco menos preocupado com o fechamento do Silicon Valley Bank.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O principal fator que gerou toda essa situação e resultou na falência do banco foi o grande aumento da taxa de juros no país, que passou em apenas 2 anos de 0,25% para 4,75%. Uma tentativa do Banco Central de controlar a inflação.
A empresa foi muito afetada, pois a área que mais atendia, que era o setor de tecnologia, foi a que mais sofreu com o aumento do juros, e todos começaram a retirar o dinheiro que tinham no SVB, antes do esperado.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Junto a isso, alguns investimentos realizados também foram prejudicados e começaram a desvalorizar, levando o banco para a falência, já que tiveram que vender os títulos já com um enorme prejuízo.
Com toda essas situações, as ações caíram quase 60%, o que fez o Silicon Valley Bank perder cerca de 10 bilhões de dólares, de acordo com a Bloomberg, e foram obrigados a encerrarem as atividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a causa da crise de 2008?
Considerada uma das piores crises econômicas do mundo, os especialistas afirmam que em 2008 tudo ocorreu por conta de uma bolha imobiliária no Estados Unidos, já que houve um aumento nos valores imobiliários, que não acompanhou a renda da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br