Jornal Nacional expõe falência de banco aclamado e com milhões de clientes após crise histórica fazer a instituição afundar e não ter como se recuperar
Quem estava assistindo essa edição do Jornal Nacional foi pego de surpresa com a informação da falência de um dos maiores bancos da história desse país. Após uma enorme crise, o banco não conseguiu se segurar e teve que anunciar a sua quebra.
Claro que isso gerou caos entre os clientes, afinal, todos ficaram com medo de perder todo o dinheiro que tinham depositados e isso fez milhares de pessoas correrem para sacar tudo que tinham e transferir para outra conta. O Jornal Nacional comentou sobre o ocorrido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na edição que foi ao ar no dia 11 de março de 2023, Márcio Bonfim, que estava substituindo William Bonner, expôs aos telespectadores a falência do Silicon Valley Bank, que se tornou a segunda maior da história do país norte-americano.
“A quebra de um banco ligado a empresas de tecnologia nos Estados Unidos despertou uma preocupação no mundo inteiro. Foi a segunda maior falência de um banco norte-americano na história”, disse o âncora do Jornal Nacional ao chamar a matéria.
Na época, o G1, portal de notícias da Globo, comunicou que Silicon Valley Bank tinha cerca de US$ 209 bilhões em ativos até o fim de 2022, o que o tornava o 16º maior banco dos EUA, segundo o Federal Reserve, que é o banco central norte-americano. Logo, ele tinha milhões de clientes e guardava muitos investimentos. Contudo, com o anúncio da queda, ele perdeu boa parte deles.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para evitar o caos completo, o Banco Central dos Estados Unidos decidiu fechar o SVB e assumiu a situação. Ele garantiu que nenhum cliente seria lesado e todos que quisessem sacar seus investimentos, teriam a situação resolvida. Vale lembrar que como era praticamente todo mundo querendo sacar ao mesmo tempo, tudo colapsou. Com a decisão do governo americano, a situação seria controlada.
POR QUE O BANCO SVB FALIU?
Segundo o InvestNews, o SVB não conseguia mais saldar dívidas, em meio ao aumento da taxa de juros nos Estados Unidos. Para se ter noção do tamanho da queda, ela foi a maior crise do sistema financeiro americano desde 2008.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde a sua falência ele se encontra fechado e a situação foi controlada. Um ano depois de todo o ocorrido, o que se sabe é que não há mais problemas envolvendo essa queda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE