Banco concorrente do Bradesco tem fim decretado e é comprado pelo Banco do Brasil
Instituição financeira muito popular no Brasil, maior até mesmo que o Bradesco, é engolido por Banco do Brasil com mais de 300 agências e deixa clientes chocados com o novo dono.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, estamos falando do Banco do Estado de Santa Catarina, que foi um banco brasileiro, com base no estado catarinense, fundado nos anos 1960, com pelo menos uma unidade em cada cidade de Santa Catarina.
Embora a instituição ter sido um grande sucesso em seu auge, com 390 agências espalhadas, devido problemas econômicos durante o Regime Militar, o banco começou a entrar em decadência, segundo informações da Wikipédia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, em 1983, a Assembleia a Assembleia Legislativa de Santa Catarina criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar irregularidades, sendo arquivada dois anos depois.
No entanto, acusações de uso partidário do banco decorrem desse período, quando o estado era governado por Esperidião Amin, vindo a tona na época que Amin se candidatou a presidente em 1994.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, o banco passou por tempos difíceis, sendo ameaçado de privatização por parte do governo catarinense. Porém, em 2002, candidatos da oposição aos governos federais prometeram que não iriam privatizar o banco.
Em 2003, após as eleições, a sede do banco na rodovia SC-401, em Florianópolis, foi vendida ao governo do Santa Catarina e convertida no novo Centro Administrativo do Governo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, o governo tinha o objetivo de comprar o banco estadual através do Banco do Brasil, com a perspectiva de manter os bancos públicos como agentes dentro da política de desenvolvimento econômico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a compra apareceu como uma resposta para afastar o concorrente direito, Bradesco, que se mantinha muito presente no estado. Por isso, com o negócio o BB passaria a se tornar o banco com maior presença em Santa Catarina.
Os trâmites levaram mais de um ano e meio, com a operação tendo que ser aprovada pelo Senado Federal e pelas próprias partes, que divergiam em vários assuntos, como o tempo de manutenção da marca BESC.
Contudo, no momento da incorporação pelo Banco do Brasil, eram 252 agências, sendo 248 em Santa Catarina, e ainda quatro fora do estado, no Rio de Janeiro, em Brasília, em Porto Alegre e em Curitiba, e era o maior banco em Santa Catarina, com rede de agências 25% maior que o Banco do Brasil e 110% maior que o Bradesco.
Qual é o banco que os brasileiros mais usam?
Segundo os números do BC, os maiores bancos do país em números de clientes são: Caixa (150,4 milhões), Bradesco (104,5 milhões), Itaú (99,9 milhões), Nubank (77,7 milhões), Banco do Brasil (74,6 milhões) e Santander (64,4 milhões).