E agora?
“O desconto não é real”: Maior rede de farmácias do Brasil é denunciada pelo o que faz com o CPF’s dos clientes
06/05/2024 às 18h10
Rede gigante é denunciada sobre o que está acontecendo com o CPF dos clientes
Vocês já devem estar acostumados quando vão em uma farmácia, logo ao pedir um remédio, eles já tratam de colocar o seu CPF no sistema, não é mesmo?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Normalmente alegam que são descontos para as pessoas cadastradas, dão 10, 20, 30% de descontos, o que agradam o público fazendo com que eles tenham um real motivo a colocarem o documento no sistema da farmácia.
Mas, uma das maiores redes de farmácia do Brasil tem sido acusada de não fazer a coisa certa com o documento dos seus clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do UOL, em matéria publicada em fevereiro deste ano, com o CPF, fornecido pelos clientes logo na entrada da farmácia, as empresas mantêm bancos de dados com até 15 anos das compras, do cotonete ao remédio de tarja preta, feitas por 48 milhões de pessoas no Brasil.
A jornalista Amanda Rossi, explicou em reportagem que os descontos não são reais quando vocês entregam o CPF.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela dá o exemplo de uma caixa com 12 comprimidos de um genérico do anti-inflamatório nimesulida. Custava R$ 31,78 na RaiaDrogasil, em São Paulo, sem o CPF, em agosto de 2023. Já com o CPF, o preço despencava para R$ 8,50. Um desconto tentador de 73%.
Já uma rede de hospitais privados pagou R$ 4,39 pela mesma caixa de nimesulida. Órgãos públicos, por sua vez, adquiriram o mesmo produto por R$ 1,08. “Os R$ 31,78 da tabela que as farmácias cobram […] só estão lá para você dar o CPF”, resume.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Próximos dias”: Enel emite comunicado às pressas e faz alerta geral para 12 milhões de paulistas sobre a luz
● R$228M liberado: Saque salvador igual ao 14º salário está disponível para salvar trabalhadores no fim de 2024
● Calote de R$ 352M, 100 lojas fechadas e terror de falência: Rival da Magalu luta para sobreviver em 2024
E o CPF alimenta o banco de dados das farmácias e é a base de uma operação para a maior rede de farmácias do país, a RaiaDrogasil, ganhar dinheiro com anúncios.
Uma subsidiária da empresa, chamada RD Ads, é contratada por anunciantes que querem direcionar sua propaganda para públicos específicos, conforme as compras na farmácia.
Quem toma antidepressivo, por exemplo. Esse grupo é identificado na base de dados da farmácia. Depois, começa a ver a propaganda não só no site da farmácia, mas nas redes sociais e no YouTube. Segundo o CEO da RD Ads, 97% dos clientes da RaiaDrogasil se identificam.
A ideia é que a farmácia se torne concorrente do Google e da Meta pelo mercado publicitário. Com a diferença, alerta Amanda Rossi, que a RD Ads usa para isso dados de saúde.
“A Lei Geral de Proteção de Dados diz que dado de saúde e de comportamento sexual são os que precisam ser mais protegidos. São chamados de dados sensíveis.”
Em nota para a reportagem, a RaiaDrogasil disse que “não condiciona concessão de descontos à identificação pessoal” e que os descontos são “reais“. Em todas as unidades visitadas pela reportagem, no entanto, foi informado que o desconto só seria concedido se fosse informado o CPF.
QUAL O CURSO DE FARMÁCIA?
O curso de Farmácia, também conhecido como Ciências Farmacêuticas, é uma graduação em Saúde que se estende por cerca de cinco anos e pode ser cursado em período integral ou noturno. Ao longo da graduação, os alunos exploram disciplinas básicas de saúde, como Fisiologia, Anatomia e Biologia.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]