Varejista gigantesca se tornou um dos maiores pesadelos da Renner e C&A no Brasil
Uma das maiores varejistas de moda no mundo está passando como um rolo compressor em rivais como a Renner, C&A, e demais lojas do segmento de moda no país.
Estamos falando da chinesa Shein, que virou uma verdadeira febre, principalmente entre as mulheres, não somente por seus valores atrativos como pela sua moda ampla, versátil e democrática.
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Vale destacar que, mesmo no período mais crítico da Covid-19, essa marca foi uma das que mais cresceu no mercado e atualmente ela atua em mais de 150 países.
Vale dizer que, apesar do foco principal da varejista ser artigos de moda e vestuário, a catálogo da plataforma também vende acessórios para animais e até mesmo decorações para o lar.
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Faturamento bilionário que aterroriza …
Só para se ter uma ideia, de acordo com uma notícia publicada pelo UOL, o faturamento da Shein, que conta com cerca de 2.000 novos produtos POR DIA, ficou “pau a pau” com os ganhos de grandes redes tradicionais no Brasil.
No ano de 2022, segundo estimativas do banco de investimentos BTG Pactual, a Shein faturou nada menos que R$ 7 bilhões, um salto de 250% sobre os R$ 2 bilhões registrados em 2021, de acordo com o BTG.
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Já as varejistas locais, como embora tenham apresentado em 2022 crescimento da receita líquida (vendas menos impostos, descontos e devoluções), tiveram avanços tímidos frente à Shein, entre 10% e 25%.
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Abertura de loja em Shoppings
Muitos podem não se lembrar, mas em meados de junho de 2023, a Shein desembarcou em um shopping localizado na região de Minas Gerais e abriu a sua segunda Loja Pop Up* no sudeste brasileiro.
Sendo que a primeira havia sido inaugurada anteriormente em São Paulo no ano de 2022.
O shopping em questão se tratava do Boulevard Shopping BH, no bairro da Santa Efigênia, e por lá ficou entre os dias 15 e 18 de junho.
De acordo com o portal Diário do Comércio, apesar do período ter sido curto, os clientes durante esse tempo tiveram acesso a toda curadoria exclusiva de cerca de 11.500 peças, sendo 4.000 de fabricação brasileira, que mescla as últimas tendências de moda com peças clássicas de outono-inverno em cores frias e tons pastéis, além de alguns dos best-sellers da marca.
Com o crescimento exponencial da marca no Brasil, a Shein vem investindo no país como mercado estratégico na América Latina, por meio de experiências que vão além do app.
O acesso à loja foi permitido por meio de um agendamento prévio e gratuito no site Sympla, por intermédio do link oficial. Essa medida visou garantir um maior controle de fila e uma experiência de compra ainda mais confortável para todos.
Fora isso, todos os visitantes receberam 15% de desconto sem valor mínimo e 20% de desconto em valores acima de R$400,00.
As compras físicas ficaram sujeitas à disponibilidade de estoque e caso o cliente desejasse comprar um produto já esgotado em loja, ele poderá adquirir o mesmo item pelo app ou site, com um desconto ainda mais especial.
De acordo com o Mercado & Consumo, só essa loja pop up em Belo Horizonte apresentou aumento de 88% na receita das vendas offline em comparação com a pop-up criada em Salvador (BA), em março deste ano.
Os mineiros também compareceram em peso: dos ingressos online disponibilizados antecipadamente, 70% foram validados durante os quatro dias de funcionamento da loja.
Esse sucesso é, de fato, um grande feito! Afinal de contas. o cenário atual econômico, principalmente no Brasil, não é o dos melhores para varejistas, ainda mais no segmento da moda, uma vez que ele não está na lista de primeira necessidade de consumo.
Em qual outro estado brasileiro a Shein abriu uma loja pop up?
Entre os dias 15 a 18 de dezembro, a Shein abriu outra pop up no Rio de Janeiro.
De acordo com a Info Money, a pop-up ficou localizada no Fashion Mall, em São Conrado e, para não tumultuar, também promoveu o agendamento de dias e horários, através de vendas pelo Sympla, dos que circulariam por ali durante o funcionamento da unidade.
Essa foi a terceira loja aberta no Brasil neste ano, conforme já dissemos ao longo desse texto.
Com roupas baratas, cupons, tendências lançadas quase diariamente e muita, muita sinergia com as redes sociais, a Shein garante o acesso à moda por diferentes públicos, de diferentes realidades financeiras.