Maior rival da Max Atacadista chega com os dois pés no peito com novidades que prometem aniquilar a concorrência
Quem acompanha o setor varejista e suas últimas novidades sabe que muitos gigantes do meio, foram amedrontados com a chegada do Max Atacadista.
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A rede Paranaense, que foi fundada ainda na década de 70, pertence ao grupo Muffato, cujo qual comprou ativos da rede Makro no país, no inicio do ano de 2023, está em constante expansão e dominando espaços*
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Porém, as coisas estão mudando e a rede Assaí, que é uma das maiores rivais da Max Atacadista, está dando provas de poder e mostrando que não é tão fácil assim concorrer com ela.
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Inclusive, os últimos dados divulgados a respeito da gigante provou que a Max Atacadista pode sim ser aniquilada por ela neste ano de 2024.
Dados expressivos
De acordo com o portal GiroNews, o projeto de expansão do Assaí Atacadista ainda continua a todo vapor neste ano de 20024.
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Mesmo com um patamar menor de investimento, entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões, a rede prevê a abertura de cerca de 15 lojas.
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Ainda para esse ano de 2024, o Assaí efetuou o pagamento da última parcela da aquisição dos hipermercados, cerca de R$ 900 milhões em janeiro de 2024 versus R$ 2,4 bilhões em 2023.
A expectativa é que com a tendência da queda da taxa de juros, haja uma geração de caixa livre superior ao de 2023.
No quarto trimestre daquele ano, os investimentos em expansão atingiram R$ 750 milhões, decorrentes principalmente da abertura de 12 lojas no período.
Os investimentos acumularam R$ 2,5 bilhões e fazem referência ao processo de expansão recente, com a abertura de 27 lojas e mais da metade das unidades, com inauguração prevista para 2024 que já estão em obras.
Quanto ao faturamento do Assaí, foi constatado o valor atingido em R$ 72,8 bilhões, no último ano de 2023, número esse que representou um incremento de R$ 13 bilhões e alta de 22%, em relação ao ano anterior.
Somente no quatro trimestre de 2023, foram mais de R$ 20 bilhões em receita, aumento de 15,6%.
Segundo Assaí, o crescimento das vendas se dá principalmente pelo aumento das expansões, que tiveram uma alta de 13%, com 27 inaugurações nos últimos 12 meses.
Isso sem falar na estratégia comercial e na contínua melhora na experiência de compras, que proporcionou crescimento de tickets nas visões total e ‘mesmas lojas’, levando ao patamar de 79 milhões de operações no 4T23, alta de 17% versus ao quatro trimestre de 2022.
Como foram as vendas do Assaí no último ano?
Ainda de acordo com o portal GiroNews, a performance de vendas foi impulsionada pelo crescimento das “mesmas lojas”, que apresentou alta de 2,9%, incluindo a contribuição das 35 conversões inauguradas entre julho e novembro de 2022.
No ano, as vendas líquidas alcançaram R$ 66,5 bilhões, crescimento de 22% e R$ 12 bilhões superior a 2022. O resultado, de acordo com o Assaí, reflete a rápida maturação das conversões.
O desempenho das vendas resultou em ganhos de market share no trimestre, tanto na visão total com aumento de 1,4 p.p., quanto na análise ‘mesmas lojas’, com alta de 0,7 p.p. no quarto trimestre. No ano, o market share registrou avanço de 2,0 p.p.