Após 5 anos batendo de frente com o Uber, grande empresa faz suas malas e finaliza seus serviços em território brasileiro
O cenário do transporte urbano no Brasil sofreu um abalo significativo com o anúncio do encerramento das atividades do maior rival da Uber no país. Em uma decisão abrupta, a empresa, que havia conquistado uma considerável fatia do mercado, decidiu fechar as portas, deixando milhares de clientes e motoristas desprevenidos.
O impacto desta saída repentina reverberou por todo o setor, levantando questões sobre a sustentabilidade e a concorrência no mercado de transporte por aplicativos no Brasil.
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Segundo o jornal Hoje em Dia, em junho de 2021, a plataforma espanhola de mobilidade urbana Cabify anunciou o encerramento de suas operações no Brasil. A decisão, que pegou muitos usuários e motoristas de surpresa, marcou o fim de uma jornada de cinco anos da empresa no país.
A Cabify desembarcou no Brasil em 2016, apostando em um modelo de negócio diferenciado dos seus principais concorrentes, Uber e 99. A empresa se apresentava como uma opção “premium”, oferecendo serviços como carros mais confortáveis, motoristas selecionados e tarifas diferenciadas.
Concorrência acirrada e desafios
Apesar da proposta inovadora, a Cabify encontrou um mercado brasileiro já bastante competitivo, dominado pela Uber e pela 99. As empresas já consolidadas no mercado ofereciam tarifas mais baixas e uma base maior de motoristas, o que dificultou a conquista de uma fatia significativa do mercado pela Cabify. As dificuldades da Cabify se agravaram com a pandemia da COVID-19, que reduziu drasticamente a demanda por serviços de transporte por aplicativo.
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A crise econômica que se seguiu também impactou negativamente a empresa, tornando a operação no Brasil inviável.
Em comunicado a empresa falou: “temos um forte compromisso com a busca de rentabilidade e, como resultado de um constante processo de análise neste mercado (Brasil), tomou a decisão de encerrar o serviço a partir de 14 de junho”.
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Apesar do fim das suas operações no Brasil, a Cabify deixa um legado de inovação e contribuição para o desenvolvimento do mercado de mobilidade urbana no país. A empresa ajudou a popularizar o modelo de transporte por aplicativo e a elevar os padrões de qualidade do serviço.
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Como virar motorista Uber?
Para se tornar motorista da Uber no Brasil, é necessário cumprir alguns requisitos básicos, como ter no mínimo 21 anos, possuir CNH com a observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR) e um Certificado de Antecedentes Criminais.
O veículo utilizado deve ter 4 portas, ar-condicionado, ser um modelo com até 10 anos de fabricação e estar em bom estado de conservação. O processo de cadastro envolve criar uma conta na plataforma, enviar os documentos necessários. Em seguida, passar por uma inspeção veicular e completar o treinamento online oferecido pela Uber.
Após a aprovação dos documentos e do veículo, a conta do motorista é ativada, permitindo que ele comece a aceitar corridas