tenso

R$ 830 milhões: Maior varejista do Brasil descobre o mesmo rombo que a Americanas e acaba de ser aniquilada

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Maior varejista do Brasil descobre o mesmo rombo que a Americanas - Montagem: TVFOCO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tente não se impactar ao saber detalhes sobre a maior varejista que descobre o mesmo rombo que a Americanas

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre a situação enfrentada pela gigante Americanas, que sem dúvidas, pegou o Brasil inteiro de surpresa.

Agora, simplesmente a maior varejista do Brasil descobre o mesmo rombo que a Americanas e acaba de ser aniquilada. Vamos conferir?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bom, de acordo com informações do portal Empiricus, o Magazine Luiza (MGLU3) divulgou seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2023 e logo depois realizou a teleconferência para comentar os números.

O que aconteceu com a Magazine Luiza?

Assim, após a comunicação da companhia, as ações começaram a derreter no pregão desta última terça (14). Dessa forma, em certo momento, a cotação do papel caiu 5,78%. Depois, chegou a despencar mais de 8%, enquanto a Bolsa subia 2,5% no mesmo horário.

Bom, é importante falar que, apesar de o investidor poder interpretar essa queda como uma resposta ao desempenho de Magalu no 3T23 como um todo. De acordo com o que diz o analista Fernando Ferrer, da Empiricus Research, o mercado parece reagir mais especificamente a uma denúncia anônima de irregularidades em transações comerciais com fornecedores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Basicamente, a denúncia dizia que havia uma inconsistência na contabilização envolvendo três fornecedores. Por exemplo, vamos supor que a companhia comprasse seis geladeiras, a um custo de R$ 3 mil por unidade. Se ela conseguisse vender 100, 150 unidades, o custo sairia a R$ 2800. Então, existia um bônus atrelado à performance das vendas, se a empresa conseguisse vender mais do que planejado previamente“, contextualiza o analista.

“O que aconteceu na verdade não é de hoje. Desde 2022 e ao longo de 2023, a companhia estava antecipando o reconhecimento desse bônus e estava registrando antes dessas metas serem efetivamente cumpridas. Quando acontece isso, você infla todo o resultado da companhia, infla o lucro e, inclusive, o patrimônio líquido”.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por meio de uma publicação no Instagram oficial do Tiago Reis, fundador @sunoresearch e sócio @status.invest, ele diz que: “Apesar do impacto da inconsistência na Magazine Luiza não ser tão grande quanto o da Americanas, a empresa já enfrenta uma situação desafiadora e provavelmente precisará de capitalização. Já tem sido especulada uma capitalização privada, o que vai diluir os acionistas com a ação em baixa”, explica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda de acordo com o que foi dito na publicação, a empresa apontou uma inconsistência contábil de 830 milhões em seu balanço patrimonial. “De acordo com o comunicado da Magazine Luiza, a investigação identificou o lançamento indevido de bonificações a fornecedores entre janeiro de 2022 e junho de 2023. O erro contábil inflou o resultado da empresa em R$ 829,5 milhões, que precisam ser ajustados no balanço patrimonial”, diz.

“Dos R$ 829,5 milhões, a varejista conseguiu compensar R$ 507,4 milhões em créditos fiscais. Portanto, o impacto final no patrimônio líquido foi de R$ 322 milhões, cerca de 3% do PL da empresa. Houve também um ajuste de 18% para baixo no EBITDA de 2022 e um aumento de 15% no EBITDA de 2023 até junho”, continua.

“Este caso é diferente do da Americanas, pois não envolve incoerências futuras; o ajuste será feito no balanço passado e cabe aos analistas revisarem os números da empresa. De qualquer forma, é mais um alerta para o setor varejista. Compartilhe com quem procura uma explicação para este caso! Aos acionistas dessas empresas, procurem por bons ativos em vez de esperar por um milagre“, completa.

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile