Importante empresa internacional, do segmento de entretenimento, gasta uma verdadeira fortuna para comprar as rivais do ramo
Muitas empresas, ao longo dos anos, já estouraram seus cofres em prol de comprar outras marcas, do mesmo segmento, afim de fazer crescer a sua marca perante o público e tornando-se, até mesmo, imbatíveis em seu setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tal pratica é chamada no mundo corporativo de M&A (do inglês, Mergers and Acquisitions). Segundo o portal Distrito, essa é a maneira mais segura de obter sucesso em uma empreitada.
Compra de bilhões
Um exemplo desse tipo de transação foi o que a gigante Walt Disney Co fez ao adquirir a Pixar, que sempre foi um importante estúdio de animação norte americano desde o inicio da década de 80.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A compra foi feita no ano de 2006 e custou para os cofres da Disney, a bagatela de 7,4 bilhões de dólares e, desde então, o sucesso que já existia ficou ainda maior com os sucessos: Wall-e, Procurando Dory e Tot Story 3.
Vale mencionar que cada uma dessas obras gerou bilhões de dólares em lucros para empresa, fazendo com que todo o investimento feito fosse recompensado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos fatores que mais contribuíram para que a empresa obtivesse esse sucesso todo na aquisição, foi o acesso que a Disney, que já era uma grande potência quando se falava em animação, passou a ter na avançada tecnologia contida na Pixar.
E ao conservar a cultura da Pixar distinta, uma vez que suas histórias tendem a carregar uma característica mais dramática, a Disney conseguiu obter um valor ainda mais significativo, tornando a Pixar ainda mais forte.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei chega com isenção do IPVA milhares de donos de carros da Fiat, Volks e Chevrolet em 2025
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Beneficiários do Bolsa Família comemoram presente de NATAL com duas parcelas de R$ 600 até 24/12
Em pouco tempo depois, mais precisamente em agosto de 2009, de acordo com o portal “O Vício“, a Disney investiu em mais uma nova empreitada de sucesso,.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A compra Marvel [franquia que começou como uma franquia histórias em quadrinhos em 1939 e se transformou em uma grande potência do entretenimento] pagando uma bagatela de 4 bilhões de dólares.
Desde então, na criação de uma série de produções, filmes e produtos altamente lucrativos com a marca, a Disney mais uma vez, recuperou com louvor, tudo que investiu e mais um pouco.
Somando as duas aquisições, tanto da Marvel como da Pixar, chega-se ao valor de mais de 11 bilhões de dólares. Olhando assim, dá para ter uma vaga ideia do quanto essa marca é poderosa, não é mesmo?
Quanto tempo faz que a Disney existe?
A Disney é uma empresa centenária no ramo de animação e entretenimento. Segundo o CanalTech, ela nasceu em 1923 pelos irmãos Walt Disney e Roy Oliver Disney, tendo como especialidade as animações.
Porém ao longo dos anos a marca se expandiu para múltiplas áreas do entretenimento. A companhia começou a ganhar fôlego com a criação daquele que seria o maior símbolo da Disney: o mascote Mickey Mouse.
Criado em 1928, ele estrelou o curta Plane Crazy antes de protagonizar Steamboat Willie, o primeiro desenho animado sonorizado da empresa, e que foi um sucesso absoluto.