“Tá Ligado?” Mais de 12 novelas diárias desfilam na TV brasileira

Cleo Pires (Foto:Divulgação)

Esta vida é uma novela

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A novela aproxima o personagem do telespectador. Todos os dias o vemos, o convívio é tal que conversamos com amigos sobre cada lance. É comum ver um bando de marmanjos discutindo sobre a beleza da mulherada na TV, as esposas gostam de comentar sobre penteados, roupas, maquiagem das protagonistas e, mesmo quem não gosta destes detalhes, analisa a história, os diálogos, a razão para o escritor ter imaginado determinada cena.

Mesmo as emissoras menores sabem da importância desta mania. Sabe que este estilo converge para as necessidades brasileiras, combina perfeitamente com a ânsia do nosso povo em dar uma fofocada. Sendo assim, compram novelas colombianas e argentinas; outras redes, mais abonadas, assinam contratos milionários. Sílvio Santos percebeu isso há anos. Só que também deve conhecer a voracidade global neste campo. Recuando com inteligência, trouxe as repetições durante a tarde. Três reprises, imagine, leitor, 3, isso sem falar nas histórias, cujos temas são perpétuos. Não bastando, jogou em nossa cara mais 3, a noite do SBT praticamente é feita por novela, das quais, 2/3 também são reapresentações. Todas fazendo sucesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nem a TV paga fugiu desta sina, o Viva transborda dramaturgia, sendo um dos mais assistidos desta faixa. A luta é tão inglória que vemos bispos sendo escalados nos canais que não tem como partir para esta linha. Elas são imbatíveis, desfilam pelo imaginário, fazem a alegria da dona de casa e do engenheiro, seu estilo é tal que a vida na tela quase se torna real em nossa mente. Sem outra via, o negócio é se unir ao inimigo e, como estamos vendo, cada um esta fazendo isso da melhor forma possível. Uma pena é o peso da opinião pública no desenrolar da trama, isso inibe o talento espontâneo dos autores. Mas e daí?! Esta vida é uma novela, mesmo!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Texto: Cleomar Santos ( cleomartvfoco@gmail.com )

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Colunista do TV Foco desde fevereiro de 2011. Acesse o perfil deste colunista no link abaixo:

Sair da versão mobile