Tente não ficar impactado ao saber de notícia do INSS que gera dor de cabeça a aposentados e pensionistas com esta situação agora
E o INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social, que é órgão público responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios aos trabalhadores brasileiros, tem notícia que gera dor de cabeça a aposentados e pensionistas e esta é a situação agora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo hoje um dos principais órgãos públicos e um dos mais conhecidos do país, o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, tem notícia que aflige e gera dor de cabeça a aposentados e pensionistas.
Acontece que na última terça-feira (20), o portal “G1”, divulgou que entre janeiro e maio deste ano, o número de beneficiários aguardando perícia médica do INSS cresceu 8,5%, e a fila já ultrapassa 1 milhão de pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo dados do Ministério da Previdência Social que foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, o IBDP, mais de 1,063 milhão de pessoas aguardavam perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, em maio deste ano.
Segundo as informações, dentre os principais fatores que causam o problema está a quedas de sistema locais, que são geridos pela sistema do governo, o Dataprev, e problemas com os faltosos, onde uma em cada cinco pessoas não comparecem à perícia agendada, e ainda a quantidade de peritos do INSS, que é insuficiente para atender a demanda atual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com esses fatores e a quantidade de pessoas aguardando a perícia médica do INSS, o governo tem tentando implantar uma série de projetos para driblar os problemas, e segundo o secretário do Regime Geral de Previdência Social, do Ministério da Previdência Social, Adroaldo da Cunha a Pasta está testando um projeto-piloto durante o mês de junho, quando falou:
“É uma ligação telefônica lembrando a pessoa do dia da perícia, perguntando se ela comparecerá e, se a pessoa manifesta intenção de não comparecer, a gente adianta a perícia de outra pessoa nesta data”, explica o secretário.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social existem?
Atualmente, são 2.900 peritos em atividade no Brasil, mas o número já chegou a 4.500, segundo o secretário Adroaldo da Cunha, quando disse: “Fruto de aposentadorias e de também de abandono de carreira. Há dificuldade em alocar profissionais no interior do Brasil”, explica o secretário Cunha, que ainda informa que das 1.600 agências do INSS pelo o Brasil, apenas 700 têm peritos.