Heineken gastou uma verdadeira fortuna para comprar uma marca rival e pegou todo mundo de surpresa
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que a cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas do Brasil. Aliás, uma das marcas mais conhecidas do mundo é a Heineken, que surpreendeu ao comprar uma empresa rival para expandir ainda mais os seus negócios.
Na ocasião, a empresa fundada em 1863 por Gerard Adriaan Heineken, na cidade de Amsterdã, gastou mais de R$ 2 bilhões para efetuar a compra da rival brasileira. Para quem não sabe, estamos falando do investimento que a cervejaria muito famosa fez ao adquirir a Brasil Kirin no ano de 2017.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o G1, portal de notícias da Globo, a Heineken comprou a Brasil Kirin, dona da Schin controlada pelo grupo japonês Kirin Holdings Company. Com o negócio, a marca se tornou a segunda maior empresa de cerveja do Brasil, acirrando a concorrência com a Ambev e o Grupo Petrópolis.
Pelo acordo, a Heineken pagou 664 milhões de euros (cerca de R$ 2,2 bilhões) pela totalidade das ações da Brasil Kirin. Somadas as dívidas, a empresa foi avaliada em 1,025 bilhão de euros (R$ 3,4 bilhões). O negócio inclui a aquisição das 12 fábricas da Brasil Kirin, além da rede própria de vendas e distribuição.
Na época, a gigante holandesa destacou que a Brasil Kirin teve participação de 9% no mercado de cervejas em 2015, com atuação “particularmente forte no Norte e Nordeste onde a Heineken possui atualmente uma participação menor”. Atualmente, a Heineken é a segunda maior marca de cerveja do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a cerveja mais vendida no mundo?
A lista como a cerveja mais consumida do mundo está a Snow Beer, produzida na China. Com um mercado de proporções gigantescas, essa cerveja domina a indústria chinesa e supera até mesmo marcas mundialmente conhecidas em termos de volume de vendas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE