O ano de 1999 foi marcado por uma reviravolta no mercado televisivo brasileiro. Em uma tacada só, a Rede Globo de Televisão conseguiu tirar do SBT: Jô Soares e Serginho Groisman, da Record trouxe a Ana Maria Braga, e da Band, Luciano Huck. Passado-se 10 anos, quem (talvez) estaria na mira da emissora “Dos Marinhos”? Maisa, Marcos Mion e Renata Fan?
+Sem férias na Globo, Lucy Ramos emenda novela e estará na próxima das nove: “A Dona do Pedaço”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os anos mudaram muito, costumes, hábitos e o jeito de assistir televisão também. Em 1999, a concorrência entre Faustão e Gugu no domingo ainda era bem acirrada. Ratinho batia de frente com a então novela das 8 “Suave Veneno”, do mesmo autor de “O Sétimo Guardião”. E as manhãs da Globo, apesar da liderança, Eliana na Record fazia um grande sucesso com seu desenho japonês Pokemon.
+Após separação Romulo Arantes e Pâmela Tomé tomam decisão radical que deixam amigos chocados
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época em que a Globo fez o “arrastão” nas concorrentes, era claro que além da mudança em sua grade, ela queria agregar o talento dos contratados e trazer com eles o público fiel que os acompanhava. Em questão de audiência, Jô Soares, Serginho Groisman, Luciano Huck e Ana Maria Braga pouco incomodavam a emissora líder nacional. Na época, a direção da Globo deu o seguinte depoimento sobre as contratações: “Faz parte da estratégia da Globo de ter sempre em seu casting os melhores talentos da televisão brasileira”.
+Atriz, Luma Costa posta foto para comemorar 1 mês do filho e internautas comenta: “Muita fofura”
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, percebe-se na Globo um outro tipo de estratégia para agregar “talentos” e “audiência” em sua grade. Por exemplo, trazer Kéfera (que é uma boa atriz) para seu banco de elenco e junto seus 11 milhões de inscritos no canal, assim como trouxe Bia Arantes para atuar em “Deus Salve o Rei”, mesmo ainda em cartaz na novela do SBT “Carinha de Anjo”, recheados de audiência infanto-juvenil, ou ainda escalar atores conhecidos do famoso Porta dos Fundos como Luis Lobianco, Júlia Rabello, Letícia Lima e Thati Lopes também não deixa de ser uma bela estratégia.
+BBB19: Gabriela cai em pegadinha de brothers e sem cigarros entra em desespero
Porém, o que a Globo já sentiu é que o público de internet é bem diferente do público da televisão. Internet é mais livre, dá autonomia para que o internauta navegue em múltiplas páginas, ainda converse com outras pessoas, ou seja, bem mais interativa. A TV por sua vez, segue limitada a apenas ser assistida.
+Felipe Araújo responde à pergunta íntima de fã com resposta atravessada
Talvez por isso A Globo deveria rever sua estratégia e pensar em nomes que realmente agreguem à audiência. Maisa, que está prestes a estrear seu talk show no SBT, já deu provas suficientes de seu talento como atriz, cantora e apresentadora.
+Ex-participante do MasterChef perde 78kg e aparece irreconhecível
Renata Fan, que tem passagens pela Record e desde 2007 está na Band, comanda com competência o “Jogo Aberto” em meio a vários comentaristas e ex-craques de futebol. Ela não baixa a cabeça e fala de futebol de igual para igual. Um ótimo exemplo de representação feminina numa área tão machista.
Marcos Mion também mostrou para o Brasil e para a Record que sabe se reinventar. Na emissora do Bispo, fez crescer a audiência do decaído sábado a noite, segurou bem e fez até com que a Globo alterasse o horário do “Altas Horas”. Até que a emissora teve a ideia de trazer o programa para as sextas, e não deu certo. Marcos Mion foi para a geladeira, mas por pouco tempo, até se achar no comando de “A Fazenda”. Agora, ele já está confirmado para a temporada desse ano.
+Fiuk aparece em post sensual e mostra tatuagem inusitada: “Magrelos também tem espaço no mundo.”
Dos contratados de 1999 na Globo, Jô Soares já não está mais na emissora. Ana Maria Braga segura bem o Mais Você nas manhãs. Serginho Groisman e Luciano Huck pouco mexeram em suas criações, um quadrinho novo ali, um formato enlatado aqui e assim vai. Talvez essa transição de década seja um bom momento para Globo mexer seus pauzinhos.