Maju Coutinho não se segurou após reportagem sobre morte no Jornal Hoje e deu a sua opinião ao vivo sobre questão polêmica noticiada no programa
Maju Coutinho fugiu do protocolo e expôs sua opinião ao vivo durante a exibição do Jornal Hoje nessa segunda-feira (1). Após diversas reportagens relacionadas a protestos raciais nos Estados Unidos e às mortes de jovens brasileiros negros promovidas pela polícia, a apresentadora não se segurou, e no retorno da última reportagem, soltou o verbo e apoiou a luta das pessoas à frente dos protestos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Essa não é uma luta só de negros não, é de todos que acreditam que não é normal uma pessoa já imobilizada morrer, e um garoto de 14 anos morrer baleado em casa”, disse a apresentadora, antes de continuar o programa informando sobre respostas das autoridades a respeito da morte de dois mototaxistas pela Polícia Militar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PROTESTOS NOS ESTADOS UNIDOS
Os protestos nos Estados Unidos se iniciaram após o assassinato de George Floyd por policiais de Mineápolis, em Minesota. O caso foi a primeira referência citada por Maju Coutinho em seu comentário.Num vídeo que se tornou viral, um policial branco asfixia o rapaz negro com o joelho até a morte. George já estava deitado no chão e imobilizado quando isso aconteceu.
As imagens fortes, que foram acompanhadas das súplicas repetitivas de Floyd com os dizeres “I can’t breathe” (“Eu não consigo respirar”, na tradução para o português), revoltaram a população americana, que saiu às ruas para exigir o fim do preconceito e das mortes negras nos EUA. Vinte cidades determinaram toque de recolher diante das manifestações intensas nas ruas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Maju dá notícia devastadora no Fantástico, para programa e confirma: “Morreu em São Paulo”
● Maju Coutinho faz desabafo corajoso e assume a verdade aos 46 anos: “A sociedade não está preparada”
● Maju quebra sigilo da vida íntima e crítica quem acha que ela foi pobre por ser negra: “Fui para Disney”
MORTES NO BRASIL E DESABAFO DE MAJU COUTINHO
O Brasil acompanhou o movimento americano, que viralizou nas redes sociais com o slogan “Black Lifes Metter” (“Vidas Negras Importam”), e também teve protestos em seu território. Embora mais tímidos nas ruas, o movimento tomou conta das redes sociais e teve como principal referência a morte de João Pedro, há cerca de duas semanas, sobre a qual Maju Coutinho já havia se posicionado na ocasião.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O menino de 14 anos foi baleado em casa pela polícia enquanto brincava, e foi a segunda referência do desabafo da apresentadora na edição do Jornal Hoje dessa segunda-feira.