A apresentadora do Fantástico recebeu uma autorização especial e fugiu das regras da Globo
Maju Coutinho se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais após a última edição do Fantástico, por conta da quebra do protocolo durante a entrevista com Bruno Gagliasso e Giovana Ewbank, que desabafaram sobre o ataque racista sofrido por seus filhos em Portugal.
Durante a reportagem, Maju Coutinho chamou a mulher acusada do crime de injúria raciais de “racista” por diversas vezes, peitando o manual editorial da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o site Na Telinha, a atitude de Maju em classificar a mulher como racista foi total responsabilidade dela.
A Globo não mudou sua linha editorial sobre como devem ser tratadas pessoas em casos dessa gravidade e que não tenham condenação judicial, em pelo menos uma instância, mas Maju foi autorizada a usar o termo dentro da matéria no Show da Vida.
A publicação ainda expôs parte dos bastidores do Fantástico, que incluiu a pauta sobre o ataque sofrido por Titi e Bless às pressas, já que a situação veio à tona no sábado, um dia antes da revista eletrônica ir ao ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de classificar a mulher como racista, Maju também quebrou o protocolo ao ser filmada chorando com o relato de Giovana Ewbank nos estúdios do Fantástico.
O caso chamou a atenção por ir contra a cartilha de boas práticas de jornalismo do grupo Globo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Na Globo, Maju Coutinho para o Fantástico e choca o Brasil ao confirmar contratação de grande estrela do SBT
● O choro copioso de Maju Coutinho ao perder o chão com situação ao vivo na Globo: “Fui pega de surpresa”
● Maju Coutinho paralisa Fantástico e confirma notícia de Alexandre Pires ao vivo na Globo: “O último”
No documento, a alta cúpula do canal orienta seus funcionários a tratar qualquer pessoa, presa ou não, como acusada ou suspeita até que haja uma condenação na justiça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal, o texto que chama a mulher de racista contava no teleprompter e foi previamente aprovado pela direção antes de ir ao ar.
Apesar da quebra da “regra”, tanto Maju, quanto a Globo foram muito elogiadas nas redes sociais pelo tratamento que deram ao caso.
POLIANA ABRITTA E MAJU COUTINHO SUBIRAM O TOM DESDE O INÍCIO DA MATÉRIA
Antes mesmo da entrevista ir ao ar, Maju e Poliana subiram o tom ao convocarem a reportagem sobre os filhos de Bruno Gagliasso e Giovana Ewbank na Globo.
“Um ataque racista e covarde contra duas crianças provocou indignação neste final de semana. Titi e Bless são filhos dos atores Giovana Ewbank e Bruno Gagliasso. Eles estavam em uma praia, em Portugal”, iniciou Poliana Abritta, abordando o assunto no estúdio do Show da Vida. “A agressora, uma mulher branca, também ofendeu outros clientes. Giovana reagiu e o vídeo viralizou. Eu conversei hoje à tarde com a Giovana e com o Bruno sobre esse episódio traumático“, completou Maju, chamando a matéria.
Ao entrevistar os atores, Maju não conseguiu conter a emoção e chorou ouvindo o desabafo de Giovana Ewbank. A jornalista também já foi vítima de ataques e se solidarizou com a família de Gagliasso e Ewbank.