FALÊNCIA?

Acabou: Após 50 anos, Makro fecha as portas definitivamente no Brasil e prepara debandada

26/04/2023 às 23h29

Por: Lucas Brito
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Foram mais de 50 anos de história no país (Foto: Reprodução)

Rede atacadista deixará o mercado nacional depois de cinco décadas em atividade no país

É oficial. O Makro vai deixar o Brasil muito em breve, após 50 anos como uma das principais marcas empresais em atividade por aqui.

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Em 2020, o grupo já havia repassado trinta lojas para o Atacadão. E, agora, deve repassar o restante que ainda estão abertas em um montante bilionário.

Makro

O Makro, do grupo holandês SHV, repassou 30 lojas para o Atacadão em 2020, mas está em negociações para vender as 24 restantes por cerca de R$ 2 bilhões (Foto: Reprodução)

Segundo informações do Estadão, restam 24 lojas abertas. Desde a pandemia, o Makro contratou o banco Santander para encontrar um comprador. Ainda de acordo com a publicação, esses repasses devem render R$ 2 bilhões aos holandeses da SHV, que são os donos.

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Este mesmo valor foi conseguido na primeira leva. Por causa disso, da diminuição da marca no Brasil, o Atacadão, que comprou boa parte, e o Assaí, que também está entre as principais redes do país, acabaram se sobressaindo. Os estrangeiros, então, abriram mão do mercado.

Na Europa, o Makro deixou o ambiente de varejo há mais de 20 anos. Apesar de a marca ainda existir no outro continente, os holandeses passaram o licenciamento para um outro grupo alemão. A SHV também já deixou as redes que mantinham na Ásia e na África.

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Makro

Sem conseguir acompanhar o mercado, o Makro vai deixar de vez o Brasil, após abandonar o varejo também na Ásia e na África (Foto: Reprodução)

O que aconteceu com o Makro?

Especialistas apontam que a empresa não acompanhou o andamento do mercado varejista. Por muitos anos, as vendas só eram feitas para quem tivesse um cartão específico das lojas, o que acabava afastando vários clientes. Recentemente, o método de compra foi aberto ao público geral, mas não foi suficiente para arcar com o tempo de prejuízo em relação à concorrência.

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Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

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