Malhação – Toda Forma de Amar é ambientada em Duque de Caxias, município mais populoso da Baixada Fluminense, e Ipanema, movimentado bairro da zona sul do Rio. As equipes de cenografia e produção de arte procuraram se aproximar ao máximo da realidade de cada lugar para produzir os cenários que ajudarão a contar as histórias da trama de Emanuel Jacobina. A praça Nossa Senhora da Paz, símbolo de Ipanema, serviu de inspiração para o lugar que a bebê Nina é levada para brincar e tomar sol quase todas as manhãs. As famosas galerias do bairro, com consultórios médicos, lojas, bares e restaurantes também foram reproduzidas na cidade cenográfica e estarão em cena com frequência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O consultório médico de Lígia (Paloma Duarte) e a clínica veterinária de Joaquim (Joaquim Lopes) compõem os cenários principais de Ipanema, assim como loja de roupas esportivas Strenght, onde Serginho (João Pedro Oliveira) trabalha. Com cenário diferenciado, a loja funciona dentro de um contêiner, uma tendência atual de reaproveitamento de construção, realidade já presente no bairro. “Queremos que o espectador se sinta no coração do bairro, circulando pela praça, pelas galerias e pelos bares da rua Farme de Amoedo”, conta Alexis Pabliano, que assina a cenografia da temporada com Felipe Serran.
Para reproduzir o universo de Duque de Caxias, a equipe fez algumas visitas a lugares do município, que tem uma grande quantidade de placas nas ruas e um excesso de informação visual, com cartazes, grafites e letreiros interferindo nas fachadas e nos interiores. Essas características serão reproduzidas na cidade cenográfica construída nos Estúdios da Globo, que recria parte do comércio da região, com pontos de encontro como o “Baixadas”, a lanchonete de Carla (Mariana Santos). A modernidade dos lugares do município vai ficar mais evidente através das manifestações artísticas e culturais. Alguns painéis grafitados foram encomendados ao artista Tico Canato e estarão nos muros das áreas de maior convivência entre os jovens. “Nos meus grafites para essa obra, predominam o conceito do amor. Tentei imprimir uma sensibilidade maior”, conta ele, que tem um ateliê em São Paulo. “Temos um núcleo na cidade cenográfica que chamamos de Baixo Caxias, o point da rapaziada com pizzarias e restaurantes, onde fica o ‘Baixadas’. Ali também fizemos um palco para as rodas de rap, e os painéis do Tico enriquecem esse ambiente”, completa o cenógrafo Felipe Serran.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Ex-ator da Globo, sucesso em Malhação, hoje vive lutando contra dificuldades e solidão: “É um vício”
● Lembra deles? Saiu do Brasil, está irreconhecível e é filho de grande atriz, assim está a Vagabanda hoje
● Três paradas cardíacas, câncer e doença pulmonar: vários atores de Malhação já morreram e muitos nem imaginam
Para criar o interior das casas e apartamentos dos personagens, a equipe optou por visitar algumas residências de moradores locais e buscar inspirações. Ao criar a decoração do quarto das adolescentes, como Raíssa (Dora de Assis) e Anjinha (Caroline Dallarosa), a produtora de arte Andrea Penafiel optou por pôsters e fotos da família. “Nas casas que visitei, as meninas sempre tinham um pôster da banda preferida ou de celebridades da TV e fotografias pessoais presas diretamente nas paredes. Outra coisa que observamos é que as pessoas que moram em Caxias dificilmente se mudam para outros municípios, existe uma sensação forte de pertencimento ao lugar e tentamos refletir esse apego e afetividade no cenário”, conta a produtora de arte. A afetividade, aliás, estará presente nos elementos que irão compor a maior parte dos ambientes. “Nas minhas compras para essa temporada, procurei objetos que remetem ao tema, como almofadas com dizeres sobre amor, porta-retrato que mostre mãe e filho, casais, entre outras coisas”, conta Andrea Penafiel. No interior das casas de Lígia (Paloma Duarte), Carla (Mariana Santos) e Marco Rodrigo (Julio Machado), cenários muito presentes na trama, as escolhas foram baseadas principalmente no perfil dos personagens. “A casa da Lígia tem muitas plantas e objetos de arte, é muito acolhedora, e acreditamos que isso combina com o perfil de uma família que adota uma criança. A casa de Carla é bem funcional, as coisas ficam perto uma da outra, porque ela tem a vida agitada e faz muita coisa ao mesmo tempo. E, na de Marco Rodrigo, predomina a ausência de decoração, por ser o ambiente de um homem que não tem muito jeito para arrumar a casa”, explica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Malhação – Toda Forma de Amar trará histórias de amor que se cruzam, sejam elas sobre casais, pais e filhos, irmãos ou um grupo de amigos. Prevista para estrear em 16 de abril, a trama é escrita por Emanuel Jacobina, com supervisão artística de Carlos Araujo e direção artística de Adriano Melo.