Marca que fez parte do imaginário de muitos brasileiros e que marcou gerações fecha suas portas e causa grande tristeza no país
Quem foi criança em meados da década de 80 a 90 deve lembrar com muito carinho de uma famosa fábrica de chocolate que tinha como identidade doces em formatos divertidos e que mexiam com o imaginário de muitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da icônica fábrica de chocolates Pan! Ela que se iniciou no mercado lançando os polêmicos cigarrinhos de chocolate, na década de 40, infelizmente anunciou falência e fechou suas portas deixando milhares de brasileiros “orfãos”
Não suportou
A Pan teve sua falência decretada, no dia 27 de fevereiro deste ano de 2023, pela 1ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem de São Paulo.
A empresa, que estava em recuperação judicial desde 2021, havia entrado com pedido de autofalência na Justiça, na 1ª RAJ (Região Administrativa Judiciária) do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), no dia 13 de fevereiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa precisou chegar a esse extremo após reconhecer a incapacidade de continuar operando e honrar as dívidas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém ela, como tantas outras, não resistiu e teve enfim a sua falência decretada. A administradora judicial deu inicio ao encerramento definitivo da fábrica e seguiu vendendo os ativos restantes para conseguir pagar os credores.
Segundo a própria empresa, a pandemia foi fator determinante que dificultou ainda mais o cenário catastrófico.
É válido mencionar que outro fator que acabou culminando para esse fim, é que a empresa não recolhia impostos da forma correta há mais de 20 anos, o que justifica ainda mais a situação.
Obviamente, a demissão em massa também foi inevitável, e mais de 50 funcionários acabaram caindo no desemprego, e muitos deles, chegaram a protestar pelos seus direitos.
Quais outros formatos de chocolate da Pan marcaram gerações?
Como mencionamos, um diferencial da Pan, era que ela fazia muito mais que um chocolate, ela mexia com o imaginário das crianças.
Além dos cigarrinhos de chocolate, que aliás deu muito o que falar entre os anos 80 e 90, nós tivemos as moedinhas de “ouro”, feitas com chocolates e embaladas em papel dourado, bolinhas de futebol, lápis de cor entre outros.