Marca famosa de carnes e congelados, tomou proibição em um dos seus lotes pela ANVISA, e essa é a sua situação atual
Quando vamos fazer nossas compras de supermercado, precisamos estar atentos sempre quanto à qualidade dos produtos que escolhemos, principalmente daqueles que ficam nos setores de carnes, frios e congelados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária ), ingerir carnes contaminadas provoca desde enjoos a diarreias graves que podem culminar em uma desidratação profunda e até, em alguns casos, a morte.
Outro risco dos alimentos em más condições sanitárias é a teníase, doença causada por parasitas.
Geralmente ela é transmitida pelo consumo de carne contaminada com cisticercos (larvas do verme),e isso pode culminar em sérios riscos ao organismo, inclusive problemas nervosos e cegueira quando estiver associada neurocisticercose*
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
*Quando ocorre o acometimento do sistema nervoso central
Não é a toa que órgãos regulamentadores, como a Anvisa, de forma frequente e incessante, inspecionam minuciosamente alimentos diversos, principalmente esse tipo de produto comercializado diariamente em supermercados e açougues.
Eles analisam marca por marca, e lote por lote, afim de combater qualquer risco que possa causar danos maiores a população.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado da ANVISA
Falando nisso, de acordo com o que foi publicado pela própria Anvisa, no dia 07 de junho de 2003, foi arrancado alguns números de lotes de hambúrgueres dos mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da Estrela Alimentos, correspondente do Frigoestrela (Frigorífico Estrela D’Oeste LTDA), foi executada.
O comunicado exposto no DOU (Diário Oficial da União) bem como no site oficial da prefeitura de Florianópolis, deixou claro que os lotes do Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, cujas numerações eram: 12009010223, 12018060223, 12018130223, 12034060223, 12034130223, 12039130223, tiveram a comercialização proibida e saíram de circulação dos pontos de venda.
Essa medida foi motivada considerando o comunicado de RECOLHIMENTO VOLUNTÁRIO* promovido pela própria detentora da marca.
*O recolhimento voluntário é iniciado pela empresa responsável pelo produto, ao identificar uma situação de risco sanitário.
Nesses lotes foram constatados a contaminação microbiológica*, o que causa sérios riscos a população, como mencionamos acima.
As datas de fabricação corresponde aos seguintes dados: 01/02/2023, 06/02/2023 e 13/02/2023.
*Contaminação caracterizada pela presença de vírus, leveduras, fungos, bactérias e parasitas*
Nota da empresa
Após isso, o Frigorífico Estrela emitiu uma nota através do seu site oficial relatando o ocorrido e esclarecendo a questão para os seus milhares de consumidores.
Em um trecho da nota a empresa garantiu que tomou todas as medidas possíveis para resolver a questão bem como frisou o zelo e o apreço que a marca tem em manter a qualidade bem como a segurança dos seus produtos.
Fora isso, no fim da nota, a empresa ainda detalhou abaixo os lotes que sofreram a determinação da ANVISA
Veja abaixo na íntegra:
Os lotes:
Qual a situação atual da empresa?
Segundo apurações do TV Foco, o produto voltou a ser comercializado normalmente nos principais mercados e sites de compra, levando a crer que a situação foi devidamente resolvida.