A Anvisa arrancou dos mercados dois temperos muito conhecidos por conterem substâncias prejudiciais à saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) retirou das prateleiras dos mercados, dois temperos muito utilizados nas cozinhas dos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ocorrido foi em maio de 2017, quando a agência proibiu a comercialização e produção desses alimentos em todo país por não estarem de acordo com o exigido para estar à venda.
Acontece, que ao realizar análise em duas marcas diferentes de páprica, um tempero muito utilizado no preparação de pratos, a Anvisa detectou teor de micotoxina ocratoxina, substância tóxica produzida por fungos, acima do limite máximo autorizado nas seguintes marcas de condimento:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Páprica doce de 15g, da marca Mestre Cuca: lote 160815, validade 25/08/17 da páprica doce 16g, marca Mestre Cuca.
- Páprica de 50g, da marca Kitano: lote H2L-H6EJ, validade 14/05/17 da páprica 50g, marca Kitano.
Importante ressaltar, que as duas marcas Kitano (General Mills Brasil Alimentos Ltda) e Mestre Cuca (FFAMM Comercial de Alimentos Ltda) foram notificadas e retiraram imediatamente os seus produtos dos mercados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas substâncias que foram encontradas nos alimentos, se em concentração muito altas podem causar desconforto intestinal, alterações na função renal e no pior dos casos, pode ser classificada como cancerígena.
+Escândalo, prints do pai e conversa com Leo Dias: Novas fotos de Neymar com garotas acabam de vazar
Vale ressaltar que a Anvisa dá um prazo para as empresas regularizarem os produtos e caso tudo seja feito dentro das normas legais, elas podem voltar a comercializar os produtos.
Hoje é possível encontrar as duas marcas, tanto a Kitano quanto a Mestre Cuca, normalmente nas prateleiras dos mercados.
Qual o papel da ANVISA?
É importante entender o papel da agência reguladora enquanto responsável pela prevenção e controle de riscos à saúde pública relacionados ao consumo de produtos e à prestação de serviços e tem como missão garantir a segurança, qualidade e eficácia dos produtos e serviços que possam afetar a saúde da população.