Chocante!

Venda proibida e rede de mercados pega no flagra: Marca de azeite rival da Gallo está banida em todo o Brasil

26/02/2024 às 11h34

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Marca de azeite rival da Gallo está banida em todo o Brasil (Reprodução/Montagem TV Foco)

Marca de azeite rival da Gallo está banida em todo o Brasil

Marca muito famosa de azeite, rival da Gallo, tem venda proibida em todo o Brasil após ser pega por rede de mercados, em janeiro desse ano. O produto teve uma série de irregularidades detectavas pelos técnicos e recebeu proibição de fiscais credenciados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, uma rede de supermercados da região de Bauru e Botucatu, no estado de São Paulo, foi denunciada por um consumidor no dia 2 de janeiro por vender azeite fraudado. Fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estiveram na loja e determinaram o recolhimento de 49 garrafas de 500ml.

Segundo a Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (SFA-SP), a fiscalização constatou que o azeite da marca Vincenzo, do lote 19227 095, considerado ‘não conforme’ pelo Mapa, estava disponível para compra nas gôndolas. As análises laboratoriais oficiais confirmaram que os produtos não correspondem aos padrões de identidade e qualidade estabelecido no Regulamento Técnico do Azeite de Oliva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os fiscais de Botucatu solicitaram a relação da quantidade recebida do fornecedor e do total distribuído para as lojas. A rede tem 15 lojas na região, e o Mapa já orientou a retirada do produto da área de venda em todas elas. A empresa agora tem prazo para apresentar a defesa e haverá o julgamento do processo administrativo pelo ministério. Os produtos irregulares foram apreendidos.

Vale ressaltar que segundo o Mapa, ocorreu na mesma época a suspensão da comercialização de 24 marcas de azeites de oliva por irregularidades no produto que era levado aos supermercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, o superintendente do Mapa em São Paulo, Guilherme Campos, lembra que a orientação aos consumidores é sempre desconfiar dos preços de azeite abaixo da média, pois seriam um indício de fraude. “No entanto, os valores do produto estão em alta. O azeite foi um dos produtos que mais subiu recentemente”, pontuou.

Porque o preço do Azeite de oliva aumentou?

De acordo com dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), os preços do azeite aumentaram 26,69% de janeiro a outubro de 2023. Um dos principais motivos para o encarecimento é a questão climática. Altas temperaturas e falta de chuva impactaram a produção de azeitonas na região do mediterrâneo, que representa cerca de 90% da produção mundial.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Azeite Vicenzo (Reprodução/Internet)

Azeite da marca Vicenzo (Reprodução/Internet)

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)(Reprodução/Internet)

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)- Reprodução/Internet

Azeite fraudado- Reprodução/Internet

Azeite fraudado- Reprodução/Internet

Azeite de oliva
venda proibida

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.