A marca colossal foi flagrada pela Vigilância Sanitária e vive um terror de falência
Sem nenhuma dúvida, um dos principais órgãos quando o assunto diz respeito a qualidade de serviços e produtos se trata da Vigilância sanitária. Vale dizer que, o órgão tem como principal finalidade impedir que a saúde humana seja exposta a riscos ou, em última instância, combater as causas dos efeitos nocivos que lhe forem gerados, em razão de alguma distorção sanitária.
Dessa vez, inclusive, falaremos de uma marca popular da bebida nº1 que apela contra falência após ser lacrada por irregularidades. Estamos falando da Cervejaria Três Lobos, responsável pela marca Backer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de mais nada, é importante dizer que a cerveja é a bebida número 1 do Brasil e, a cervejaria Backer uma das mais tradicionais do país. Logo, a situação envolvendo a empresa causou um grande impacto.
Segundo informações do ‘G1’, em janeiro de 2020, a Vigilância anunciava a interdição de cervejas cuja data de validade fosse igual ou posterior a agosto de 2020. A decisão veio após análises comprovarem a contaminação da cerveja por alguma substância tóxica.
“A decisão da Agência veio após uma nova divulgação de análises feitas pelo Ministério da Agricultura, que comprovou a contaminação pelas substâncias monoetilenoglicol e dietilenoglicol em 21 lotes de oito marcas diferentes de cerveja da empresa”, disse a Anvisa no dia (17) de janeiro de 2020. Vale dizer que, a substância é muito usado como solvente para produtos químicos e drogas que não dissolvem em água.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MORTES
Vale dizer que, 10 mortes por intoxicação ocorreram após o consumo da cerveja. Ainda ocorreu de milhares de pessoas ficarem internadas na ocasião. Assim, o Ministério da Agricultura determinou o recolhimento de todas as cervejas Backer das prateleiras.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Vômito e diarreia: Anvisa faz proibição contra 3 marcas de azeite, farinha e +1 do Assaí, Carrefour e mais
● Carnes em decomposição e chão sujo de sangue: ANVISA interdita açougue popular nº1 por nojeira
● Pode até matar: Renata Vasconcellos paralisa JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 dos brasileiros
COMUNICADO DA BACKER
“Conforme anunciado na coletiva de imprensa do dia 14 de janeiro, a Backer estruturou uma equipe especializada, que desde ontem atua para prestar assistência e fornecer o apoio necessário aos pacientes e seus familiares. A empresa se solidariza com essas pessoas, compartilha da mesma dor que eles vivem nesse momento, e reforça sua atenção e seu compromisso em disponibilizar todo o suporte necessário para cada um deles.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Backer está aberta para receber o contato desses familiares sempre que desejarem e continua colaborando com as autoridades e verificando seus processos para contribuir com as investigações e ter respostas quanto antes. O contato exclusivo para os familiares é (31) 3228-8859, de 8h às 17h”, comunicou a empresa.
CRISE
Após a autuação, a Backer chegou a ter sua fábrica fechada e ficou proibida de comercializar e produzir cervejas, sendo liberada somente em abril de 2022, segundo o portal ‘Guia da Cerveja’. Porém, a empresa afirma que vive uma crise de liquidez, apesar da demanda de mercado por seus produtos.
A empresa entrou em processo de recuperação judicial em 2023, quando teve seu pedido aceito pelo juiz Adilon Cláver de Resende, da 2ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte.
De acordo com a marca de bebida, a solicitação de recuperação judicial se deve pelos impactos financeiros causados pela maior tragédia já ocorrida no segmento cervejeiro do Brasil, ocorrido no final de 2019: a pandemia de Covid-19.
SITUAÇÃO ATUAL
Enquanto luta para se reerguer e escapar da falência, a empresa segue com sua produção da bebida número 1 do Brasil. A ‘Três Lobos’ é uma das queridinhas de milhões de consumidores.
Quais são os benefícios da cerveja para o corpo humano?
A cerveja tem propriedades antioxidantes que, aliadas aos compostos polifenóis em sua composição e a uma dieta saudável, diminuem as chances de desenvolver o Mal de Alzheimer ou de sofrer Acidente Vascular Cerebral (AVC), segundo o artigo divulgado no Jornal of Agricultural and Food Chemistry..