Ação da Vigilância Sanitária precisou interromper fabricação temporária dos produtos
Uma popular marca de biscoitos teve que enfrentar as ações da Vigilância Sanitária do Espírito Santo. Apesar da Anvisa fazer o controle nacional, cada estado tem seus próprios órgãos inspetores.
O caso chamou atenção dos supermercados, já que, durante uma temporada, a fabricação dos produtos precisou ser interrompida. O caso foi registrado oficialmente pela Secretaria do Estado da Saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a nota no site da instituição, divulgada em agosto de 2013, os biscoitos da marca Alcobaça tiveram suas produções cortadas temporariamente. O motivo, no entanto, causou choque: falta de boas práticas de higiene.
Uma denúncia teria sido feita anonimamente antes das investigações. Na época, a Vigilância Sanitária concordou que a liberação aconteceria somente quando a Villoni Alimentos, que é responsável pela Alcobaça, se adequasse às normas sanitárias.
“Os biscoitos de todos os tipos dessas duas marcas não estão próprios para consumo humano, principalmente, por falta de higiene durante o processo de fabricação”, havia dito a chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Marizete Oliveira, quando aconteceu a ação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do escândalo, a empresa, que é uma das mais tradicionais do mercado, atendeu ao processo e efetuou mudanças internas. Pouco tempo depois, após promover melhorias, a fabricação voltou ao normal.
Qual o trabalho da Anvisa?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
As denúncias podem ser feitas através do número: 0800-642-9782.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE