ALERTA

Substâncias perigosas: Marca de chocolate é arrancada às pressas dos mercados após decreto da Anvisa

Anvisa tomou medida contra marca de chocolate (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa tomou medida contra marca de chocolate (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa tomou medida urgente contra marca de chocolate

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Dessa vez, falaremos de um decreto do órgão contra uma famosa marca de chocolate popular.

Em julho do de 2023, segundo informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa fez uma publicação de um resolução onde fazia uma interdição cautelar do lote 09/23 RS do produto Chocolate em Pó 50% Cacau e lote 10/23 RS do produto Chocolate em Pó 100% Cacau.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ambos os produtos eram da marca Qualicau, fabricados pela empresa Qualicoco LTDA. A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório nos ensaios de determinação de cádmio e de determinação de chumbo. Tudo isso foi identificado por um laudo de análise fiscal inicial nº 737.1P.0/2023.

Anvisa acabou adotando medida urgente contra famosa marca de chocolate (Foto: Reprodução/ Internet)

Os resultados foram emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo. A presença de cádmio e chumbo pode ser bastante prejudicial para a saúde. Eles podem ser encontrados em alimentos devido à contaminação ambiental, industrial e agrícola.

Esses foram os produtos que sofreram uma interdição cautelar da Anvisa (Reprodução: Montagem TV Foco)

Situação atual:

Vale lembrar que a empresa cumpriu as determinações da Anvisa. Além disso, somente o lote contaminado tinha sofrido uma punição. Sendo assim, a empresa segue funcionando normalmente com seus produtos sendo vendidos no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que o chumbo e o cadmio pode causar a saúde?

Em humanos, a acumulação de chumbo no organismo pode afetar severamente as funções cerebrais, sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor, inclusive com possibilidade de produzir mutações genéticas em descendentes.

A exposição crônica ao cádmio causa toxicidade nos rins e nos ossos. A exposição crônica também pode estar associada ao câncer de pulmão e ao enfisema. Ou seja, ambos os metais são prejudiciais são perigosos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile