A marca de feijão foi recolhida de forma imediata do mercado
Uma famosa marca de alimentos lidou com uma situação delicadíssima por conta do que está acontecendo dentro da fábrica. Acontece que o Ministério da Agricultura e Pecuária determinou nesta sexta-feira (19), o recolhimento nacional de quatro lotes de feijão das marcas Da Mamãe e Sanes com grãos mofados e ardidos.
Vale destacar que, os grãos são chamados de ‘ardidos’ quando estão fermentados, o que é causado por calor ou umidade excessivos, de acordo com um documento da Embrapa, estatal que realiza uma série de pesquisas agrícolas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os produtos dos lotes possuem um percentual de grãos mofados e ardidos maior que 15%, ou seja, acima do limite estabelecido. Essa situação é preocupante e coloca em risco a saúde dos consumidores.
“Esses grãos podem conter micotoxinas prejudiciais ao organismo, causando intoxicações alimentares e reações alérgicas”, alega o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso.
As irregularidades dos lotes de feijão foram identificadas em uma operação anterior do ministério, que ocasionou a apreensão de mais de 150 toneladas de feijão no estado do Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Diante disso, é de extrema importância que os consumidores estejam atentos e verifiquem cuidadosamente as embalagens dos produtos antes de adquiri-los”, alegou o Ministério.
Os lotes afetados foram o 51, do feijão carioca; lote 06 do feijão preto, ambos da marca Da Mamãe. Além desses, aparecem ainda os lotes 030423 e 080323 do feijão preto da marca Sanes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Até R$2900 na conta: Saque do FGTS é liberado no início de 2025 para salvar CLTs em apenas 5 passos online
● R$30,4 BI e +4 alertas a motoristas: Tarcísio crava 3 viradas no IPVA em São Paulo para 2025
● Toyota sem chão: Honda arma fusão com rival nº1 para aniquilar concorrentes e paralisa mundo das montadoras
Quais são os benefícios do feijão?
Entre seus benefícios, estão a melhora da saúde intestinal, controle do colesterol, aumento da saciedade e aporte de cálcio, ferro e zinco, além de proteína e fibras. É também uma opção importante para a dieta de atletas e praticantes de exercícios.