Produto amado e conhecido por muitos foi proibido pela Anvisa
Chegando a ser inacreditável a proibição! Afinal, uma marca de paçocas, que muita gente certamente ama, foi retirada às pressas dos mercados após descoberta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso, estamos falando da marca Dicel e referente ao doce de paçoca, que é amado por muitos brasileiros. O produto excedeu o limite do teor de aflatoxinas, espécies de micotoxinas encontradas em alimentos.
SAIBA MAIS! Alerta MÁXIMO de câncer: Atenção MULHER você precisa se atentar a mais nova proibição da Anvisa agora
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aflatoxinas são substâncias tóxicas e carcinogênicas, e, por isso, produtos fora da especificação não podem ser consumidos pela população, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
De acordo com relatório do Laboratório de Análise Micotoxicológicas (Lamic – Santa Maria/RS), foi detectado teores de aflatoxinas acima do limite máximo tolerado permitidos para amendoim com casca, descascado, cru ou tostado, pasta de amendoim ou manteiga de amendoim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por esse motivo, em 2017, esse produto da marca de paçocas Dicel foi proibido de ser vendido nos supermercados ao redor do Brasil. A empresa informou que não foi notificada pela Anvisa, mas que recolheu todos os produtos dessa linha, que são comercializados principalmente na região de Goiânia, onde fica a fábrica.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que, na época, houve o recolhimento de todos os lotes que estavam com alto índice da substância tóxica das prateleiras dos mercados, que no caso, se aplicavam ao lote 0027 do Doce de Amendoim Paçoca Rolha, da marca Dicel.
Porém, a marca segue atualmente produzindo as paçocas, visto que somente o lote indicado acima foi retirado dos mercados de acordo com informações do portal Folha Financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO DENUNCIAR ALGUM LOTE (DE QUALQUER PRODUTO) QUE TENHA SIDO PROIBIDO PELA ANVISA?
Para começar, é preciso ligar na Central de Atendimento ao cliente e solicitar esclarecimentos sobre o produto adquirido. Por isso, entre em contato com a Secretária de Saúde local e comunique o ocorrido ao Centro de Vigilância Sanitária.
E no caso, se o produto for irregular ou falsificado, informe a Anvisa por meio de uma denúncia à Ouvidoria. E no caso, forneça todas as informações disponíveis, incluindo o nome do produto, do fabricante e do local em que adquiriu o produto.