TOMADA POR RIVAL

Quase morreu: Marca de roupas, que explodiu no Brasil, driblou falência e se ‘entregou’ por 250 milhões

19/10/2023 às 0h59

Por: Lucas Brito
Marca teve reviravolta e se livrou de falência (Foto: Divulgação)
Marca teve reviravolta e se livrou de falência (Foto: Divulgação)

Depois de crise, designer esportiva teve que ser comprada por concorrente para não decretar falência e sair dos shoppings

Por muito tempo, a Billabong foi uma popular marca entre os jovens no Brasil. Mas, há alguns anos, a modista passou a enfrentar uma forte crise e ficou à beira da falência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mirando em um público alvo, foram várias prateleiras espalhadas pelas lojas do país, até que algumas decisões internas e mudanças no mercado acabaram fazendo com que quase parassem de produzir. Em 2018, a situação sofreu uma reviravolta.

Marca Billabong

De origem australiana, a marca esportiva passou por crise, mas foi comprada pela dona da Quiksilver (Foto: Divulgação / Billabong)

Inesperadamente, a Boardriders, dona da Quiksilver, que foi a maior concorrente da Billabong, comprou suas ações e assumiu o comando da empresa de circulação mundial. De acordo com a CNN Money, a transação foi de nada menos que 250 milhões de euros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como apontou a matéria, as negociações foram realmente surpreendentes para os envolvidos. Isso porque a Billabong também já era dona de outras marcas populares, como a Element, a RVCA e a Von Zipper, sendo todas elas da indústria do surfe, skate e snowboard.

Segundo a reportagem, na época, já eram mais de 600 lojas espalhadas por 28 países. Agora, elas são unificadas em uma única distribuidora e continuam sendo comercializadas no mundo todo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Billabong, falência

Marca esportiva conseguir se livrar da falência ao ser vendida por 250 milhões de euros para sua maior concorrente nas lojas (Foto: Divulgação / Billabong)

O que aconteceu com a Billabong?

Famosa no Brasil, principalmente entre o público jovem esportivo, a marca enfrentou uma forte crise com a mudança de mercado em meados de 2010. Depois de 8 anos, ela foi comprada pela Boardriders, que também é responsável pela Quiksilver.

Billabong, falência

Em 2018, a marca Billabong foi comprada pela responsável da Quiksilver, sua antiga maior concorrente nas lojas esportivas (Foto: Divulgação / Morumbi Shopping)

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

billabong
falência
quiksilver

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.