TOMADA POR RIVAL
Quase morreu: Marca de roupas, que explodiu no Brasil, driblou falência e se ‘entregou’ por 250 milhões
19/10/2023 às 0h59
Depois de crise, designer esportiva teve que ser comprada por concorrente para não decretar falência e sair dos shoppings
Por muito tempo, a Billabong foi uma popular marca entre os jovens no Brasil. Mas, há alguns anos, a modista passou a enfrentar uma forte crise e ficou à beira da falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mirando em um público alvo, foram várias prateleiras espalhadas pelas lojas do país, até que algumas decisões internas e mudanças no mercado acabaram fazendo com que quase parassem de produzir. Em 2018, a situação sofreu uma reviravolta.
Inesperadamente, a Boardriders, dona da Quiksilver, que foi a maior concorrente da Billabong, comprou suas ações e assumiu o comando da empresa de circulação mundial. De acordo com a CNN Money, a transação foi de nada menos que 250 milhões de euros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como apontou a matéria, as negociações foram realmente surpreendentes para os envolvidos. Isso porque a Billabong também já era dona de outras marcas populares, como a Element, a RVCA e a Von Zipper, sendo todas elas da indústria do surfe, skate e snowboard.
Segundo a reportagem, na época, já eram mais de 600 lojas espalhadas por 28 países. Agora, elas são unificadas em uma única distribuidora e continuam sendo comercializadas no mundo todo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que aconteceu com a Billabong?
Famosa no Brasil, principalmente entre o público jovem esportivo, a marca enfrentou uma forte crise com a mudança de mercado em meados de 2010. Depois de 8 anos, ela foi comprada pela Boardriders, que também é responsável pela Quiksilver.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$1,2BI e falência devastadora: Gigante de eletrodomésticos, tão popular quanto Electrolux, tem fim decretado
● Venda da programação, demissões em massa e desespero: Emissora rival da Globo luta contra falência e vai sair do ar
● Bonner paralisa JN com antecipação dos R$1.412 do INSS pra salvar beneficiários
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]