Triste notícia no setor automobilístico
Isso porque uma grande marca de veículos anunciou o fechamento de fábrica no Brasil e acabou revoltando os seus colaboradores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fechamento da fábrica acarretará em uma demissão de mais de 300 colaboradores, o que acaba contribuindo para o desespero de várias famílias que serão impactadas com essa decisão.
SAIBA MAIS! Triste: Montadora confirma péssima notícia e põe fim em produção de carro amado, que você pode ter
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se da Mercedes-Benz, que foi fundada em 1924. A montadora logo começou a fazer muito sucesso e hoje é uma das principais fabricantes de carros esportivos, inclusive presente na maior competição automobilística do mundo, a Fórmula 1.
A empresa alemã chegou ao Brasil em 1956, mas de maneira curiosa não com seus carros, mas sim com caminhões, inaugurando a sua fábrica em São Bernardo do Campo, em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a Mercedes-Benz não está decretando falência, porém passa por uma crise no Brasil, assim como várias outras empresas. O setor automobilístico, por exemplo, foi um dos que mais sofreram impactos durante a pandemia.
Porém, mesmo após esse período turbulento, a forte crise mundial continua fazendo com que várias empresas respirem por ‘aparelhos de oxigênio’. A montadora então, resolveu tomar uma decisão radical.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Mercedes-Benz, anunciou o fechamento da fábrica de Campinas, no interior de São Paulo, até o final do ano de 2024. Esta decisão impactará a vida de 305 funcionários, de um efetivo total de 505 colaboradores alocados na unidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os demais funcionários fazem parte da área administrativa e serão realocados para a sede da montadora em São Bernardo do Campo. Os funcionários não só terão que lidar com a demissão, quanto os que continuarão empregados terão que mudar os seus hábitos, se mudando para a região do ABC paulista.
De acordo com informações do portal G1, a fábrica de Campinas será terceirizada e estão previstas para dezembro de 2023. Através de uma nota enviada ao portal do Grupo Globo, a montadora alemã busca mudanças para reduzir os impactos sobre os funcionários e escolher as melhores alternativas para todos os envolvidos.
Essa terceirização vai fazer com que os novos funcionários recebam um salário menor daqueles que trabalhavam diretamente para a empresa e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, Sidalino Orsi Junior, falou que a única beneficiária nessa situação é a Mercedes-Benz.
A fábrica produzia linhas de montagem de ônibus, mas que atualmente é destinada apenas a operações de logística e à produção de peças e componentes para a fábrica de São Bernardo do Campo.
O QUE DIZ A EMPRESA DE VEÍCULOS?
Em uma nota divulgada pelo sindicato, afirmaram que é o momento do poder público atender os trabalhadores e suas famílias, que sofrerão sérios impactos com a perda da renda.
Eles protestam a manutenção dos seus empregos, salários e direitos dos 500 colaboradores que integram o quadro na planta industrial da fábrica de Campinas.
A Mercedes-Benz reafirma que o objetivo das demissões e reestruturações é a otimização dos processos produtivos. Enquanto isso, os representantes dos colaboradores juntamente com o sindicato, estão buscando reuniões urgentes com o Poder Executivo nas esferas municipal, estadual e federal para discutir o assunto.