BARRADAS
Substância fatal: As marcas de frango, carne e peixe PROIBIDAS pela ANVISA e decreto HOJE (19)
19/11/2023 às 21h30

As marcas de frango, carne e peixe que precisaram ser barradas pela ANVISA
O brasileiro é apaixonado por carne, frango e peixe. E no mercado hoje é possível encontrar os mais variados tipos e marcas. E quem regulamenta tudo isso é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O órgão do governo é responsável pelo controle de qualidade de todos os alimentos que vão para nossa mesa. E hoje vamos falar do que a Anvisa fez com essas marcas de frango, carne e peixe.
A MARCA DE FRANGO PROIBIDA

Anvisa precisou barrar frango (Foto: Divulgação)
A Agência recebeu um relato do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) sobre a ocorrência de surto em Centros de Educação Infantil (CEIs) de Campinas, no final de julho de 2023, após o consumo do alimento, com sintomas compatíveis com intoxicação alimentar por histamina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Começamos falando do decreto da Anvisa publicado em 1 de julho de 2022, onde o órgão expôs o recolhimento de diversos lotes de cinco cortes de frango da marca Perdigão. A ação foi motivada pela suspeita de contaminação por Salmonella nos cortes de frango. O recolhimento abrange 23 lotes de cinco diferentes produtos.
A empresa BRF, dona da marca Perdigão, comunicou o recolhimento voluntário de coxas e sobrecoxas sem osso, meio peito sem osso e sem pele, filezinhos de frango, filé de peito e coração. O problema foi identificado pelo controle de qualidade da própria empresa, que o comunicou à Anvisa e ao Ministério da Agricultura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aviso de fim dos R$600: 3 passos infalíveis para desbloquear o Bolsa Família em 2025
● “Encerradas as atividades”: Fim de unidade de supermercado popular como o Atacadão abala Salvador, BA
● Dívida de R$2,1B e intervenção do Banco Central: O fim de banco nº1 do PR e cidadãos de Curitiba abalados
E é bom ressaltar, que Salmonella é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.
A CARNE RIVAL DA SADIA BARRADA
No dia 26 de setembro de 2017, o portal Gov.br, informou o comunicado emitido no Diário Oficial pela Anvisa, que proibiu a distribuição, venda e uso em todo território nacional do lote nº 0049/206 da carne moída congelada da marca, rival da Sadia, Grã Filé produzida pela Frisa-Frigorífico Rio Doce, com sede em Colatina, no Norte do Espírito Santo.
Segundo as informações na época, a Anvisa determinou que a empresa recolhesse apenas o lote nº 0049/206 do produto em circulação no mercado, após um laudo do material recolhido ter apresentado resultado insatisfatório para características sensoriais e pesquisa de sulfito, que em grandes quantidades é fatal e pode levar a óbito.

Marca de carne foi barrada pela Anvisa (Foto: Divulgação)
O PEIXE BARRADO
Por último, através do Diário Oficial da União, a Anvisa informou no dia 18 de agosto desse ano, a proibição da comercialização, distribuição e o uso do atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal, fabricado pela Cellier Alimentos Linha Profissional, SIF 3699, lote 08/05/23, fabricado em 08/05/2023 e com validade até 08/05/2025. Também foi determinado o recolhimento do produto do mercado.
A Agência recebeu um relato do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) sobre a ocorrência de surto em Centros de Educação Infantil (CEIs) de Campinas, no final de julho de 2023, após o consumo do alimento, com sintomas compatíveis com intoxicação alimentar por histamina.

Marca de peixe foi barrada pela Anvisa (Foto: Divulgação)
AS MARCAS OPERAM NORMALMENTE HOJE EM DIA?
Sim, todas as empresas responsáveis pelos produtos citados, passaram a seguir as normas da Anvisa e hoje operam normalmente com seus produtos. O órgão sempre libera após o cumprimento dos padrões de qualidade.
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br