Marca de queijos foi proibida pela Anvisa e deixou todos chocados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável por fiscalizar todos os produtos que chegarão aos consumidores. E isso vai variar de alimentícios a cosméticos e remédios. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma proibição de venda de duas famosas marcas de temperos.
Sempre que alguma empresa reprova nas medidas de segurança do órgão, seu produto é arrancado das prateleiras e foi justamente isso que aconteceu com a marca de temperos no ano de 2017. Vale lembrar, no entanto, que a situação já foi revertida, mas resolvemos relembrar o caso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, a Anvisa proibiu distribuição e comercialização em todo território nacional de duas marcas de páprica por resultados insatisfatórios em análise. A matéria foi publicada em 2017 pelo portal Info Money, que ainda noticiou que a resolução foi publicada no Diário Oficial da União.
Segundo a agência, os testes identificaram teor de micotoxina ocratoxina, substância tóxica produzida por fungos, acima do limite máximo autorizado. Uma das marcas afetadas foi a Páprica doce de 15g, da marca Mestre Cuca: lote 160815, validade 25/08/17 da páprica doce 16g, marca Mestre Cuca.
A segunda foi Páprica de 50g, da marca Kitano: lote H2L-H6EJ, validade 14/05/17 da páprica 50g, marca Kitano. Na ocasião, as respectivas empresas FFAMM Comercial de Alimentos Ltda e General Mills Brasil Alimentos Ltda tiveram que recolher o estoque dos lotes dos produtos no mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que a Vigilância Sanitária realiza?
A Vigilância Sanitária é um órgão responsável por um conjunto de ações e medidas voltadas para a prevenção e controle de riscos à saúde pública relacionados ao consumo de produtos e à prestação de serviços. Ela atua no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como objetivo principal garantir a segurança, qualidade e eficácia dos produtos e serviços que podem afetar a saúde da população.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE