Perigoso

Peixe contaminado, leite e bebida com vidro: Marcas proibidas pela ANVISA podem estar na sua casa HOJE (30)

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa, Peixe, Leite e Bebida (Reprodução - Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Peixe contaminado, leite, bebida com vidro e mais, a Anvisa proibiu diversas marcas famosas do mercado

A Anvisa precisou trabalhar muito durante esse 2023 para conseguir deixar as principais marcas do mercado de acordo com o que as pessoas necessitam no dia a dia.

Mas, o que muitas pessoas não sabem é que elas podem ter em seus armários, produtos que já foram retirados das prateleiras pela Anvisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abaixo, de acordo com informações do portal GMC News, vamos mostrar as marcas mais famosas que foram retiradas dos supermercados pela Anvisa e as notas oficiais para as resoluções dos problemas.

QUEM A AGÊNCIA MANDOU RETIRAR?

A Anvisa comunicou o recolhimento de 2,2 milhões de garrafas de Sidra Cereser sabor maçã, além de determinar a suspensão da venda e distribuição da bebida. A medida foi tomada no dia 29 de setembro.

Alguns lotes da bebida mostrou possibilidades de conter pequenos fragmentos de vidro que podem provocar cortes na boca ou em partes do intestino se ingeridos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a Anvisa, a empresa CRS Brands Indústria de Comércio, dona da marca, iniciou o recolhimento voluntário das garrafas no último dia 25 de setembro e comunicou a agência reguladora do caso.

“Aproximadamente 0,2% dos lotes afetados podem ter sido impactados por alteração dos vasilhames durante o processo de envase, o que levou à transferência de pequenos fragmentos de vidro para o interior das garrafas”, informou a Anvisa.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No total, seriam recolhidos 28 lotes, fabricados em 22/07/2023 e de 16/08/2023 a 02/09/2023. A garrafas são de vidro verde, com 660 ml.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A CRS Brands ressalta que o problema já foi resolvido e que, até o momento, nenhuma ocorrência foi relatada”, informou a empresa em nota. A fabricante diz que, desde 22 de setembro, está fazendo o recolhimento voluntário e preventivo das unidades pertencentes aos lotes.

Em nota, a empresa informou que “a medida é preventiva, uma vez que a fabricante identificou a possibilidade de que aproximadamente 0,2% de produtos destes lotes foram impactados por alteração dos vasilhames durante o processo de envase, o que levou à transferência de pequenos fragmentos de vidro para o interior dos vasilhames”. Disse ainda que até o momento, nenhuma ocorrência foi relatada e que está fazendo o recolhimento dos produtos dos supermercados.

Outro produto que a Anvisa mandou retirar dos mercados é o Atym da marca Cellier. Segundo o próprio portal da Anvisa, a agência de vigilância sanitária proibiu a comercialização, a distribuição e o uso do atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal, fabricado pela Cellier Alimentos Linha Profissional, SIF 3699, lote 08/05/23, fabricado em 08/05/2023 e com validade até 08/05/2025. Também foi determinado o recolhimento do produto do mercado.

Houve uma série de denúncias do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) sobre a ocorrência de surto em Centros de Educação Infantil (CEIs) de Campinas, no final de julho de 2023, após o consumo do alimento, com sintomas compatíveis com intoxicação alimentar por histamina.

Essa substância não é eliminada com o tratamento térmico do pescado (por exemplo, cozimento, esterilização comercial, defumação) durante a fabricação do produto final (como atum embalado). Além disso, os peixes podem conter níveis tóxicos de histamina sem apresentar sinais como mau cheiro, alteração na consistência ou na coloração.

Ao g1, a Cellier informou que a origem do problema foi identificada rapidamente. “Tratou-se de uma falha pontual de operação que não mais ocorrerá, graças a inclusão de medidas corretivas em seu plano de APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle)”.

Vale destacar que nos sites oficiais, o atum continua sendo fabricado e comercializado, apenas o lote em questão foi retirado.

Anvisa suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso dos produtos da marca Natville, fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda.

Os produtos em si são específicos e também foram divulgados pela Vigilância sanitária. Eles são:

Segundo a Vigilância Sanitária, eles fizeram uma inspeção realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e foi verificado que os produtos em questão foram produzidos pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda, fabricante dos produtos de Leite da Natville, sem a devida autorização do Ministério.

Nos rótulos dos produtos consta a informação errônea de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa, a Laticínios Santa Maria Ltda.

Nota da Natville (Reprodução – Site oficial)

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile