A titular do Fala Brasil ficou indignada com uma denúncia sobre a reutilização de materiais descartáveis em um hospital público de São Paulo
Durante a última edição do Fala Brasil, que foi ao ar nesta sexta-feira, 26, na Record, o noticiário comandado por Sérgio Aguiar e Mariana Godoy exibiu uma reportagem exclusiva sobre um escândalo em um hospital público de São Paulo e a âncora do matinal não escondeu sua repulsa ao comentar a denúncia feita pelo canal.
Em uma reportagem feita pelo jornalista André Azeredo, a Record expôs um denúncia anônima de que funcionários de uma empresa terceirizada, que atua no Hospital Integrado de Santo Amaro da Prefeitura de São Paulo, estaria reutilizando pinças descartáveis em até cinco pacientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Uma denúncia anônima revelou que pinças médicas, que deveriam ir pro lixo, eram lavadas e usadas em outros pacientes. Isso tudo era feito dentro de um hospital público de São Paulo, por funcionários de um laboratório que é terceirizado”, anunciou Mariana Godoy, visivelmente indignada antes da exibição da matéria.
“O Ministério Público e o Conselho Regional de Medicina investigam o reuso de pinças descartáveis usadas em biópsias, que é quando a equipe médica remove um pedaço de tecido do paciente pra examinar se ele tem alguma doença como câncer, por exemplo“, explicou Azeredo no início da reportagem.
“Segundo a denúncia anônima, as pinças chegavam a ser usadas até 5 vezes em pessoas diferentes. A orientação é que ela fossem lavadas antes de encostar em outro paciente”, narrou Azeredo em um dos trechos exibidos pela Record.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Fala Brasil ressaltou que não conseguiu respostas das partes envolvidas e noticiou que o Ministério Público não iria se pronunciar por conta do sigilo da investigação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De volta a bancada, Sérgio Aguiar e Mariana Godoy condenaram a prática utilizada no hospital público. “Denúncia seríssima”, apontou o apresentador. “Que nojo!”, disparou Mariana, subindo o tom de voz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Essa empresa terceirizada, se comprovada [a prática] tem que ser descredenciada e processada e deve também uma resposta ao hospital”, informou Sérgio Aguiar. Em seguida, Mariana Godoy cobrou fiscalização dos órgãos públicos “E fiscalização, ela tinha que ser constante. Como é que terceiriza um serviço e deixa pra lá depois. Se só tem três mil pinças, como fizeram quinze mil exames?”.
A âncora seguiu indignada e até perdeu ao fala ao condenar a prática do laboratório: “E o reutilizar material que….não…não. Muito nojento”, encerrou a jornalista.