EXCELENTE!
Martelo batido: Data de pagamento do 13º salário a CLTs acaba de chegar
19/09/2024 às 0h27
Excelente notícia sobre o abono salarial acaba de chegar para milhares de CLTs fazerem a festa; confira a data de pagamento do benefício
Sem nenhuma dúvida, o ano de 2024 trouxe consigo grandes viradas aos trabalhadores. E por falar nisso, mais uma excelente notícia acaba de chegar para milhões de trabalhadores CLTs. Vale dizer que, estamos falando da data de pagamento do 13º salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTEÚDO DA MATÉRIA:
1 – O que é o 13º salário?
2 – Quem tem direito
3 – Valor
4 – Forma de pagamento
5 – Calendário de pagamento
6 – Considerações finais
1 – O que é o 13º salário?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal FDR, o 13º salário, também conhecido como gratificação natalina, é um benefício essencial para os trabalhadores e muitas vezes gera dúvidas sobre suas regras. Neste ano de 2024, é essencial que tanto empregados quanto empregadores entendam o funcionamento desse pagamento extra.
Em tese, o benefício nada mais é que uma gratificação anual que os trabalhadores brasileiros de carteira assinada recebem no final do ano. Ele é um dos principais benefícios trabalhistas e é pago pelo empregador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2 – Quem tem direito
Vale dizer que, a gratificação natalina é um direito de vários grupos. Confira a seguir quais são eles:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aprovado em comissão: Nova lei da renovação da CNH anunciada em 2024 atinge idosos 60+ com virada histórica
● Adeus, IPVA em 2025: Comunicado de Tarcísio traz isenção de imposto temido a motoristas em 4 passos
● IPTU, Imposto de Renda e+: Lei em vigor garante isenção mais desejada a lista de idosos 60+
- Trabalhadores com carteira assinada, sejam urbanos, rurais, domésticos ou avulsos;
- Aposentados e pensionistas do INSS;
- Pessoas que recebem benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão;
- Trabalhadores que recebem salário-maternidade;
- Servidores públicos.
3 – Valor
Segundo o FDR, o pagamento do abono natalino é proporcional ao tempo trabalhado no ano-base. Em suma, se um cidadão for registrado com carteira assinada no mês de agosto, depois de 15 dias prestando serviços, o 13º salário passará a valer.
Vale dizer que, o pagamento integral do 13º salário, correspondente ao valor do salário mensal, passará a valer apenas após 12 meses de trabalho para a mesma empresa.
4 – Forma de pagamento
Vale dizer que, existem algumas formas de pagamento do benefício salvador e que chega como um verdadeiro presente aos trabalhadores.
- O trabalhador pode receber o 13º salário em duas parcelas, caso o empregador queira optar pelo parcelamento;
- Cada parcela vale 50% do valor total a qual o trabalhador possui direito;
- A segunda parcela tem incidência dos descontos previstos por lei, como a contribuição previdenciária ou o Imposto de Renda.
5 – Calendário de pagamento
No momento que uma empresa decide pagar o 13º salário parceladamente, o processo deve ser dividido em duas etapas, sendo elas a a primeira parcela, equivalente a 50% do total e a segunda parcela, que inclui descontos de Imposto de Renda (IR) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A primeira parte do pagamento deve ser feito até o dia (30) de novembro, sem descontos. Por sua vez, a segunda parte precisa ser quitada até (20) de dezembro. Caso a empresa escolha pagar o abono em uma única parcela, o prazo final para o pagamento é também (20) de dezembro.
6 – Considerações finais
Em tese, é essencial que os trabalhadores estejam atentos a data de pagamento do abono salarial para não passar despercebido. Assim, o CLT já pode ir se preparando para pensar o que irá fazer com o dinheiro extra caindo na conta.
Quando o funcionário tem direito ao 13º salário?
A primeira coisa a ser considerada é que o valor do décimo terceiro corresponde ao acúmulo mensal de 1/12 da remuneração combinada. Ou seja, o trabalhador tem direito ao pagamento do décimo terceiro proporcional desde os primeiros 15 dias de trabalho.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]