ATENÇÃO
Martelo batido: SUSPENSÃO no salário do INSS tem confirmação na justiça e abala milhares de beneficiários
27/06/2024 às 16h18
Beneficiários do INSS vão precisar ficar atentos a essa nova lei aprovada pelo STF e que acertado tanto segurados do órgão, como outros milhões de brasileiros
Hoje nós temos uma notícia no mínimo preocupante para quem está endividado e recebe salário do INSS. Última atualização do Serasa expôs que existia mais de 72 milhões de brasileiros endividados em nosso país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa lista estão desempregados, pessoas de carteira assinada e de todas as classes possíveis. Por inesperado que possa parecer, tem até beneficiários do INSS dentro desse grupo.
Conforme informações do O Globo, em abril de 2023, Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que é possível determinar a penhora de salário de qualquer valor para o pagamento de dívidas. Na época foi estabelecido, ainda, que isso só pode ocorrer se a dignidade do devedor e de sua família for garantida e se não houver outros meios de garantir a quitação do débito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso quer dizer que quem recebe salário ou algum benefício do INSS, por exemplo, está sujeito a ter parte do salário suspenso para o pagamento de dívidas. Mas, isso geralmente é decidido por um juiz. Ele analisará a situação financeira da pessoa que está endividada e decidirá se ou não possível reter parte do salário.
HÁ MUITOS APOSENTADOS ENDIVIDADOS NO BRASIL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O site do Senado Federal revelou que existiam 3,4 milhões de idosos inadimplentes entre 2019 e 2023. Um levantamento aponta que as maiores dívidas são relacionadas a contas de água, luz e telefone, o que os leva a fazer empréstimo para pagar e isso se transforma em uma bola de neve e eles acabam ficando super endividados. O valor médio da dívida dessas pessoas é de R$ 4.360.
O SERASA PODE EXPOR MINHAS DÍVIDAS?
De acordo com o que a lei determina, ninguém pode ser colocado em situação vexatória ao receber a cobrança de uma dívida. O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor diz que, na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Então, o Serasa não irá te expor.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Governo Lula ciente: INSS libera R$22M em pagamento EXTRA para idosos 60+
● A verdade confirmada sobre o pagamento do 14° salário do INSS ainda em 2024
● 13° chegando, aumento do pagamento aos aposentados e +1 saque extra: INSS crava 3 vitórias antes do natal
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]