Vitória!

Grande VITÓRIA do INSS confirmada nesta SEXTA (18): Martelo está batido e aposentados recebem MELHOR notícia

18/08/2023 às 10h30

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Martelo batido: Vitória do INSS confirmada nesta sexta (18)(Reprodução/Montagem TV Foco)

Vitória do INSS foi confirmada nesta sexta-feira (18)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acaba de confirmar grande vitória nesta sexta-feira (18), decidida pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) que aprovou a redução na taxa mínima de juros dos empréstimos consignados, e aposentados e beneficiários já podem comemorar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, segundo o portal Correio Brasiliense, o teto caiu de 1,97% para 1,91% ao mês, e o limite de juros para a modalidade de cartão de crédito passará de 2,89% para 2,83%. A redução, que valerá para as futuras operações, foi contestada pela Febraban, entidade que reúne os grandes bancos nacionais, para a qual a medida pode comprometer a concessão de novos créditos, prejudicando a parcela da população de menor renda.

Segundo os dados mais recentes do INSS, entre os pouco mais de 19 milhões de aposentados e pensionistas do instituto, quase 17 milhões têm contratos de crédito consignado. A decisão foi tomada duas semanas após o Banco Central (BC) ter reduzido a taxa básica de juros da economia, a Selic, de 13,75% para 13,25% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, informou que propôs a redução do teto ao conselho de comum acordo com o Ministério da Fazenda, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

“A medida vai ao encontro da redução da taxa básica dos juros, feita recentemente pelo Banco Central, e teve 13 votos favoráveis e apenas um contrário”, comentou Lupi, em rede social. O voto contrário foi do representante da Febraban.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, segundo a Febraban, o novo teto para os juros do crédito consignado de aposentados e pensionistas fica abaixo dos custos que parte dos bancos tem para oferecer esse tipo de crédito, a entidade também afirmou que não houve diálogo sobre a proposta de redução do teto.

“Caberá a cada instituição financeira, diante de sua estratégia de negócio, avaliar a conveniência de concessão do consignado para os beneficiários do INSS no novo teto de juros fixado pelo Conselho de Previdência”, diz a nota.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual foi a última redução do teto?

De acordo com o CNPS, em março, baixou o teto da modalidade de 2,14% ao mês para 1,70%, e os bancos interromperam as concessões sob o argumento de que a taxa as tornava inviáveis.

O INSS é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência - Foto Internet

O INSS é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência – Foto Internet

Mudanças nas regras de aposentadoria dos segurados do INSS em 2023 (Imagem Reprodução Internet)

Mudanças nas regras de aposentadoria dos segurados do INSS em 2023 (Imagem Reprodução Internet)

Estes trabalhadores tem o direito de receberem A MAIS do INSS - Foto: Internet

Estes trabalhadores tem o direito de receberem A MAIS do INSS – Foto: Internet

Aposentado INSS
INSS
redução do teto
taxa básica

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.