Marcas arrancadas de mercados após detectarem risco à saúde
Marcas muito famosas já tiveram que passar por inúmeros perrengues quando se trata de contaminação nos produtos, isso se deve ao caso de irregularidades na fabricação ou até mesmo na fiscalização sanitária de cada empresa.
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No entanto, algumas empresas bem famosas já tiveram seus produtos arrancados com urgência das prateleiras de seus pontos de vendas, como os supermercados, devido aos produtos que apresentavam defeitos surpreendentes.
Entre eles, o ocorrido em 2013, com a marca Nestlé foi inesquecível. Quando dois se seus produtos fabricados com carnes de JBS, na Espanha e Itália, foram recolhidos das prateleiras na época.
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Portanto, o motivo que foi apontado no ano, teria sido a presença de mais de 1% de carne de cavalo nos produtos fornecidos pela JBS Toledo, subsidiária belga do grupo brasileiro JBS.
A Nestlé confirmou que a carne vendida pela JBS é proveniente do fornecedor alemão H.J. Schypke. O nível de 1% foi estabelecido pela Food Safety Agency (FSA), a agência estatal britânica que lidera as investigações sobre a adulteração dos produtos, como porcentual de referência que indica se um produto sofreu fraude ou não.
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Outro caso também muito famoso e registrado em 2013, protagonizou a marca Danone, que teve de recolher lotes de leite em pó infantil em nove países, incluindo China e Malásia.
Contudo, o recall teria ocorrido após a empresa de laticínios Fonterra, da Nova Zelândia, ter encontrado hm ingrediente potencialmente fatal no produto. Todavia, o produto foi comprovado que contemplava bactéria menos nociva do que o divulgado.
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Desse modo, a Danone entrou com uma ação contra a Fonterra, na época, afim de compensar o dinheiro das vendas totalmente perdidas pela irregularidade da fabricação do leite em pó infantil.
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O que fazer quando encontrar um produto impróprio para o consumo?
Caso os produtos com irregularidades e impróprio para consumo cair nas mãos dos consumidores, o cidadão deverá entrar imediatamente em contato com o fornecedor ou o fabricante com a nota fiscal em mãos, e exigir a troca do produto ou a devolução do dinheiro pago.