Dois gigantes, incluindo o McDonald’s, decretam fim de uma era em país e o abandonam após crise. Porém, substitutos chegam para tomar o seu lugar
E o inesquecível jingle do Big Mac, da rede fast food mais famosa do mundo, o McDonald’s, passou a ser de outra rede em país após a franquia americana encerrar suas atividades no local, abandonando uma legião de clientes após crise.
Trata-se do Vkusno i Totchka, a versão russa que substituiu o McDonald’s. Fundada em 2022, a rede de fast food russa, em português, significa “Delicioso e Ponto Final”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela surgiu na Rússia logo após a saída do McDonald’s entre mil marcas ocidentais, como parte das sanções impostas por causa da guerra na Ucrânia.
O fechamento da gigante americana deixou um vácuo no mercado que o magnata Alexander Govor, ex-franqueado de 25 lojas da McDonald’s na Sibéria, rapidamente preencheu, conforme vocês conseguem ver por meio deste link*.
O novo Big Mac?
De acordo com apurações feitas pela equipe do TV Foco especializada em economia, através de informações divulgadas pela CNN, a nova rede foi inaugurada com filas longas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, segundo Ivan, um frequentador moscovita, a semelhança entre os produtos é evidente:
“O nome não é muito bom, mas o resto é simplesmente igual”:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Terminantemente PROIBIDO: Uber encerra serviço em 4 países por motivos alarmantes
● Carta psicografada de Eliza Samudio revela onde está o próprio corpo e manda recado para Bruno: “Doloroso”
● Declaração corajosa de apresentador da Globo entrega demissão humilhante por estar gordo: “Fora de série”
- Em apenas um ano, Govor abriu 860 unidades do “Delicioso e Ponto Final”, muitas nos mesmos locais onde antes funcionavam lojas do McDonald’s;
- Ela atende cerca de 500 milhões de clientes;
- Com o sucesso dentro da Rússia, o empresário já demonstrou interesse em expandir a marca para a China.
Outra gigante substituída
Além do McDonald’s, a Coca-Cola foi substituída pelo refrigerante Dobry Cola, fabricado pela engarrafadora russa HBC AG, preencheu o espaço deixado pela marca americana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim como o “Big Hit” em relação ao Big Mac, o gosto do Dobry Cola, segundo muitos consumidores, é praticamente indistinguível da Coca-Cola.
Aliás, o preço é ainda mais tentador, afinal de contas, por custar menos ele conquistou rapidamente a liderança no mercado .
Embora ainda seja possível encontrar Coca-Cola nos supermercados, proveniente de países como China e Turquia, seu preço elevado comparado ao da concorrente local fez com que muitos russos optassem pela nova versão.
Visão de mercado
O “Delicioso e Ponto Final” é parte de uma estratégia maior dos russos para substituir produtos ocidentais com versões locais, devido às sanções.
A rede não apenas manteve os fornecedores russos que abasteciam o McDonald’s, como também adotou um cardápio semelhante, oferecendo uma experiência quase idêntica aos consumidores locais.
O ambiente e até o cheiro nas lojas remetem à antiga rede americana. Com as sanções, muitos fatores impactaram a economia russa como:
- Rotas aéreas para a Europa foram interrompidas;
- Cartões de crédito internacionais, como Visa e Mastercard, deixaram de funcionar.
Sendo assim, a substituição de marcas ocidentais tem sido uma maneira eficaz dos russos manterem o mais próximo possível do que era o mercado antes das tensões políticas internacionais.
Quais outras marcas saíram da Rússia?
De acordo com o portal UOL, entre as marcas que saíram da Rússia temos:
- Heineken;
- Adidas;
- American Airline;
- Uber;
- EBM;
- Ford.
Para saber mais detalhes sobre a situação das demais marcas na Rússia, clique aqui*
Conclusões finais:
- O fim do McDonald’s na Rússia e sua substituição pela rede local “Vkusno i Totchka” marca o fim de uma era para o mercado de fast food no país.
- Fundada em 2022, a nova rede russa preencheu rapidamente o vácuo deixado pelo McDonald’s aproveitando o momento de crise e as sanções impostas pela guerra na Ucrânia.
- Sob a liderança de Alexander Govor, ex-franqueado da McDonald’s, a rede se expandiu rapidamente, inaugurando 860 lojas em apenas um ano e atraindo milhões de clientes.