TRISTE FIM!
McDonald’s comemora: Falência de 2 grandes rivais, gigantes dos Shoppings, confirmada e fechamento geral
Duas grandes redes de fast-food, rivais do McDonald’s, lidaram com a falência no Brasil e fechamento em diversos shoppings
Não é novidade que McDonald’s é uma das maiores redes de fast-food do país. Ao longo dos anos, a empresa precisou lidar com concorrentes a altura, como o Burger King, mas nem todas suas rivais conseguiram se manter no mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta segunda-feira, 29, iremos relembrar a falência de duas grandes rivais do McDonald’s e seus fechamentos, que ocorreram em 2020 e 2022. As marcas trazem saudade no público até os dias atuais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, iremos falar sobre o fechamento da Wendy’s no Brasil. A marca é uma das maiores nos Estados Unidos, mas não teve a mesma sorte no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fundada em 1969, a rival do McDonald’s virou febre por conta do hambúrguer no formato quadrado nos Estados Unidos e em outros países do mundo. Assim como o McDonald’s, a marca oferecia produtos comuns nas redes fast-food.
Em 2016, a marca chegou no Brasil após quatro sócios fecharem um acordo de R$ 10 milhões. A Wendy’s Brasil estava sendo administrada pela Infinity Services, empresa com sede em São Paulo, segundo informações do portal InfoMoney.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência e jogadores demitidos: Globo confirma adeus de time hexacampeão da Série A em 2024
● Calote de R$ 19 BI: Operadora n°1 do Brasil vive terror de falência e assusta até Lula
● Falência decadente de nº1 dos móveis por calote de R$100M abala clientes
SAÍDA DA WENDY’S
São Paulo foi responsável por abrir a primeira unidade da marca no país. Ao longo dos anos, ela tornou-se comum e chegou a inaugurar outras unidades na cidade metropolitana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, em 2019, a rival do McDonald’s passou a fechar algumas de suas lojas e saiu definitivamente do país em 2020.
No fim de 2019, estavam em funcionamento a unidade da Av. Jucelino Kubitschek – a maior, com cerca de 700 metros quadrados -, outras duas filiais nos shoppings Aricanduva e West Plaza, e mais uma em Alphaville.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A unidade da Av. Jucelino Kubitschek avisou os consumidores sobre o fechamento com um papel na janela com a seguinte frase: “não abriremos hoje”.
Já nos sites dos shoppings, as unidades da rede não constavam mais como opção para os consumidores. Enquanto, os sites e redes sociais ficaram indisponíveis, de acordo com o portal InfoMoney.
É possível dizer que a marca teve uma espécie de falência no Brasil, uma vez que precisou fechar todos os seus negócios. Mas, em outros países, a marca ainda é uma das maiores no segmento.
HAMBURGUERIA H3
Fundada no ano de 2007 por portugueses, a Hamburgueria H3 surgiu com uma proposta de servir uma comida de ótima qualidade, mesmo sendo em sistema fast-food.
A rede tornou-se popular no Brasil, após sua chegada em 2011, por conta de seus lanches saborosos e molhos especiais, fato que a fez ser concorrente direta do McDonald’s.
De acordo com o portal Sua Franquia, em apenas 3 anos a Hamburgueria H3 abriu 14 lojas próprias em São Paulo e mais 3 franquias no Rio de Janeiro, Salvador e Recife.
Mas, no ano de 2022, a marca passou a fechar as unidades no país, que em sua maioria se encontrava nos shoppings do país.
Não há muitos detalhes sobre o motivo da “falência” da marca no Brasil, o que foi divulgado é que a mesma não se adaptou ao mercado brasileiro.
QUANTAS UNIDADES O MCDONALD’S TEM NO BRASIL?
Como havíamos mencionado, o McDonald’s tornou-se uma das maiores redes de fast-food do país e até mesmo do mundo.
Segundo o site oficial da marca, no Brasil são cerca de 1.020 restaurantes, mais de 75 McCafés e 2.010 desert centers, empregando mais de 50 mil pessoas.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]