McDonald’s terá que pagar uma multa milionária a órgão do Brasil após ter escândalo exposto com o personagem Ronald
O McDonald’s é um dos maiores fast foods do Brasil e tem a imagem praticamente imaculada perante o público. O problema é que a empresa americana tem que lidar com uma multa milionária que se mantém na Justiça há pelo menos 10 anos envolvendo o Ronald McDonald.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a revista Crusoé, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, manteve uma multa de R$ 6 milhões ao McDonald’s por publicidade abusiva voltada ao público infantil.
“O despacho foi assinado pelo secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, e publicado nesta segunda-feira (12)”, diz um trecho da sentença. O problema maior tem a ver com as leis de publicidade no país referentes às crianças. Há alguns anos, se tornou bem difícil fazer qualquer tipo de propaganda para o público infantil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PALHAÇO MAIS FAMOSO DO MUNDO
O centro da discussão ainda envolve o palhaço Ronald McDonald – que é indiscutivelmente um dos personagens mais emblemáticos da infância de brasileiros nas últimas décadas – em shows nas escolas brasileiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma ação aberta em 2013, a Senacon concluiu que o palhaço da rede de fast food, e um dos símbolos americanos mais reconhecidos em todo o mundo, violou as políticas para a primeira infância do país. O uso desses personagens induz crianças a fazerem os pais a comprarem produtos, o que acaba indo contra as leis do país.
PARA QUEM MC DONALD’S PAGARÁ MULTA?
A condenação ocorreu em 2018, mas o McDonald’s recorreu da decisão. Após novo desfecho, o valor deve ser pago ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD), que serve para reparação de danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos dos consumidores.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE