O McDonald’s não resistiu em 5 países e teve o fechamento geral de suas lojas, inclusive indo à falência
O McDonald’s, um dos principais restaurantes de fast food do mundo inteiro, não resistiu em 5 países, tendo sua falência decretada e o fechamento geral de todas as suas lojas nos locais.
A rede possui mais de 40 mil lojas espalhadas pelo mundo inteiro e até 2027 a ideia da empresa é que esse número ultrapasse os 50 mil, mas nem sempre as suas hospedagens foram de sucesso e agradaram os moradores da região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Irã não é possível encontrar nenhum McDonald’s espalhado pelo país, isso aconteceu, de acordo com o portal ‘Uol’, após a chegada da República Islâmica, em 1979.
Porém, a rede deixou marcas no país do Oriente Médio e os iranianos, com saudades dos lanches, criaram uma espécie de clone, chamada de ‘Mash Donald’s’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já na Islândia, de acordo com o portal ‘Aventuras na História’, também do Uol, as franquias do país tiveram a sua falência decretada em 2008, por conta de dois motivos principais.
O primeiro dele era a dificuldade para o McDonald’s conseguir os seus insumos, por conta da logística, e o segundo motivo foi o desinteresse da população da Islândia pelos lanches da marca.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Canetada de Tarcísio: Fim de unidade do McDonald’s em SP é decretado por substituto multimilionário
● Decreto de Tarcísio traz fim de unidade popular do Mcdonald’s em SP e confirma substituto multimilionário
● Demolição do McDonalds é confirmada em jornal da Globo e substituto convocado chega em 2025
Ainda segundo o site, Barbados contou apenas com uma unidade do fast food em toda a sua história, e em menos de 1 ano acabou indo de sua inauguração para a falência e despedida do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O principal motivo, neste caso, teria sido a forte concorrência com os restaurantes de frutos-do-mar, que são muito fortes na região e acabaram desbancando a rede de lanches.
Na Jamaica, ainda de acordo com o ‘Aventuras na História’, também ocorreu a falência da empresa no local, o que ocasiona a grande demissão em massa de seus funcionários.
Não há um motivo específico para esse desfecho, porém algumas pessoas apontaram a falta de investimentos e infraestrutura do local como uma das razões. Outro motivo é que a população achava que os lanches eram pequenos e não saciavam a fome.
Já mais próximo do Brasil, na Bolívia, o McDonald’s não está presente no país da América do Sul desde 2002, mas até lá contavam com a presença de 8 unidades, durante 14 anos.
Mas, os bolivianos não demonstraram interesse pelos hambúrgueres, o que resultou na saída das franquias, muito por conta também da declaração do então presidente Evo Morales.
“McDonald’s não está interessado na saúde dos seres humanos, apenas nos lucros da empresa”, declarou ele na época.
Quando o McDonald’s foi fundado?
O McDonald’s, uma das principais redes de fast food do mundo inteiro, foi fundada no dia 15 de abril de 1955, em Des Plaines, Illinois, no Estados Unidos.