Atenção
RISCO e anúncio da ANVISA: Medicamento proibido em farmácias é o mais vendido no Brasil e você precisa saber
22/08/2023 às 11h17
Medicamento proibido em farmácias é o mais vendido no Brasil
Um medicamento proibido em muitas farmácias ao redor do mundo é o mais vendido no Brasil, a Anvisa se posicionou sobre o produto e você precisa saber sobre esse remédio, que com certeza já usou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É muito comum os brasileiros terem uma caixa recheada de remédios, para todos os tipos de situações corriqueiras, como um mal-estar, dor de cabeça, gripe, mas há um bastante comum que não pode ser usado e vendido em muitos países.
De acordo com os dados divulgados pela Anvisa, em 2022, mais de 215 milhões de doses do Dipirona foram vendidos no Brasil, sempre se figurando entre os mais vendidos nas farmácias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, o que poucos sabem é que em outras partes do mundo, principalmente no Estados Unidos e alguns países da Europa, a sua comercialização é proibida há décadas.
Segundo o ‘G1′, um dos grandes motivos é um possível efeito colateral que pode ser causado pelo Dipirona, a agranulocitose, que é uma alteração grave no sangue que pode levar até mesmo a morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso gerou uma grande polêmica, já que ao longo dos anos diversas pesquisas sobre o medicamento foram feitas, e grande parte delas tiveram resultados diferentes, e a Anvisa decidiu se pronunciar sobre a venda no Brasil.
Ainda segundo o site da Globo, em 2001’, a agência realizou um evento chamado ‘Painel Internacional de Avaliação de Segurança da Dipirona’, onde chegaram a uma conclusão final sobre o perigo que poderia causar aos consumidores.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Apagão: Ford acaba de emitir comunicado e decreta recolhimento de carro nº1 das ruas por risco grave
● PRISÃO: Lei de trânsito em vigor em 2024 traz ordem imperdoável na CNH e coloca motoristas atrás das grades
● Até dia 30: Castro sanciona nova lei do IPVA no RJ com benefício para fim das dívidas de motoristas cariocas
“As conclusões do painel foram que há consenso de que a eficácia da dipirona como analgésico e antitérmico é inquestionável e que os riscos atribuídos à sua utilização em nossa população são baixos”, disseram em um anuncio oficial.
Quando a Dipirona foi criada?
A Dipirona foi criada em 1920, pela farmacêutica alemã Hoechst AG.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: