5 sinais reveladores de câncer intestinal para você ficar atento
Como todos já sabem, o câncer é uma das doenças mais mortais descobertas pela ciência, e que apesar de já existir diversos tratamentos médicos que ajude o paciente a combater a condição, muitos deles ainda não são curáveis, mas sempre que a doença for diagnosticada precocemente as chances de cura são muito maiores.
Desse modo, hoje vamos apresentar 5 sinais reveladores de câncer intestinal, de acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, para que as pessoas fiquem em alerta com certos sintomas, preservem sua saúde ou detectem a doença o quanto antes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que o câncer intestinal é um tumor que se desenvolve no intestino grosso, também pode ser chamado de câncer do cólon e do reto. A doença pode ser prevenida, já que quase sempre se desenvolve a partir do pólipos, que são lesões benignas que crescem na parede do intestino, e quando o pólipo é retirado evita-se que ele se transforme em um tumor.
Em relação ao sintomas, é importante que você saiba que se a doença ainda está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é tão necessário a realização de exames preventivos para a detecção precoce do tumor. Já se o caso estiver um pouco mais avançado, você deve ficar atentos com alguns sintomas.
Entre eles, você pode apresentar dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas, pode perder peso sem razão aparente, detectar cansaço, fraqueza e anemia, além do corpo apresentar mudanças no hábito intestinal, sangue nas fezes e uma vontade frequente de ir ao banheiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para que você não tenha que passar por tanto sintomas desconfortáveis e doloridos, é recomendado a realização anual do exame de sangue oculto nas fezes, especialmente para pessoas acima de 50 anos. Quanto mais cedo o câncer for tratado, maior é a chance de cura do paciente.
Além disso, existe alguns hábitos que também são capazes de evitar a doença, como praticar atividades físicas frequentes, ter uma alimentação rica em fibras e pobre em gorduras animais, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● IPTU, conta de água, telefone e +1 gratuidade: Idosos 60+ vibram com 4 isenção colossais em vigor em 2024
● Atacadão, Carrefour, Oxxo e+: Comunicado emergencial chega aos que colocam CPF na Nota em mercados hoje (20)
● Fim do saque-aniversário do FGTS, aumento do seguro-desemprego e do PIS/PASEP: 3 viradas dos CLTs em 2025
Qual é o câncer mais agressivo ao corpo?
De acordo com informações do portal Instituto Oncoguia, o câncer de pâncreas, de vesícula biliar, de esôfago, de fígado, de pulmão e de cérebro são os mais letais, ou seja, poucas pessoas sobrevivem cinco anos após o diagnóstico do tumor maligno. Quanto mais precoce o câncer for descoberto, mais eficiente será o tratamento e mais chances o paciente tem de sobreviver.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O câncer de fígado, por exemplo, é um dos tipos mais comuns de câncer no mundo e apresenta uma das maiores taxas de mortalidade. O consumo excessivo de álcool, a obesidade e a infecção pelo vírus da hepatite B ou C são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.