Duas novas linhas de metrô chegam para aliviar a rotina de milhares de trabalhadores em São Paulo
Quem mora e trabalha na cidade de São Paulo sabe muito bem que o metrô é um meio de transporte essencial para se locomover de um ponto a outro, ainda mais para chegar ao local de trabalho e compromissos, de forma rápida.
E agora para o alívio desses milhares de habitantes da cidade que não dorme, uma nova MEGA estação, que ligará duas linhas está chegando para facilitar o acesso de uma das regiões paulistanas mais movimentadas e luxuosas.
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De acordo com o portal Metrô-CPTM (e como muitos sabem), as linhas 20-Rosa e 19-Celeste terão agora um novo ponto de encontro.
Porém, com o aprofundamento dos projetos de ambos os ramais, essa conexão mudou de local.
Originalmente, as duas linhas se cruzariam na estação Hélio Pellegrino, prevista para ser implantada no cruzamento dessa via com a Avenida Santo Amaro.
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Mudanças de rota
Contudo, em 2020, o projeto funcional da Linha 20 apresentou um outro ponto de interligação, a estação Juscelino Kubitschek, às portas da Vila Olímpia.
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Encravada entre as avenidas Faria Lima e Juscelino Kubitschek, a futura parada tinha um enorme potencial de atração, em meio à uma região em intensa verticalização nos últimos anos. Mas o Metrô mudou de ideia novamente.
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Durante a realização dos estudos ambientais pelo consórcio GPO-Geocampany-Geotec,o Metrô decidiu desviar o traçado da Linha 19-Celeste para o Itaim Bibi, um dos locais que mais possuem edifícios comerciais e corporativos.
Lá o ramal fará conexão com a Linha 20 na estação Tabapuã, localizada na esquina da Faria Lima, outra região conhecida por abrigar milhares de empresas, com a rua de mesmo nome.
A nova parada faz parte da revisão do trajeto da Linha 20-Rosa que, entre outras mudanças, deixou de percorrer todo o eixo da Avenida Faria Lima. Em vez disso, haverá apenas duas estações nessa importante via, a Tabapuã e a Jesuíno Cardoso, ao sul.
De acordo com o portal Garchy Daily, a estimativa de valores de uma construção desse porte no estado de São Paulo fica em R$15 bilhões, mas os dados oficiais de valores ainda não foram divulgados.
Muito bem pensada
A escolha de Tabapuã para interligar os dois ramais subterrâneos dá mostras de que a região, foi muito bem pensada, uma vez que como mencionamos, o local abriga milhares de empresas e automaticamente terá uma importância enorme para a demanda de transporte.
Em vez de apenas uma ilustração do mapa contendo a ligação, como em 2020, no estudo ambiental, o próprio Metrô afirma que Tabapuã deverá ser local de futura integração com a Linha 19-Celeste (trecho extensão Anhangabaú/Campo Belo).
Ainda de acordo com o metrô, a principal função da estação é o atendimento central da avenida Faria Lima e, consequentemente, o atendimento à integração com a Linha 19-Celeste.
Conforme o estudo, a demanda diária da estação será de mais de 46 mil passageiros.
Estima-se que o pico maior será na parte da manhã, devido à grande concentração de edifícios corporativos na avenida Brigadeiro Faria Lima.
A estação Tabapuã será escavada através do método NATM (túnel mineiro), com um acesso feito por um poço lateral triplo e um túnel de ligação.
Embora não informe a posição exata da estação da Linha 19, o Metrô explica que o posicionamento da plataforma da Linha 20 ficará mais ao norte para permitir o cruzamento entre túneis dos dois ramais.
Quando que a nova estação do Metrô de São Paulo será inaugurada?
A profundidade da estação será de 30,21 m e as plataformas foram dimensionadas para acomodar a integração futura com a Linha 19-Celeste.
A conexão entre as duas estações se dará no nível do mezanino de distribuição.
Vale destacar que não há qualquer mapa ou desenho que mostre o novo traçado da segunda fase da Linha 19, Mas como já é do conhecimento de muitos, o Metrô está avançando com o projeto da fase 1, entre Guarulhos e o centro da capital.
A fase 2, a partir de Anhangabaú, passando pelo eixo da Avenida Brigadeiro Luiz Antonio e então pela Avenida Santo Amaro até a conexão com a estação Campo Belo da Linha 5-Lilás, ainda não tem prazo para começar.
Mas o que chama atenção é que o documento menciona Tabapuã e ao mesmo tempo preserve o destino final em Campo Belo.
Não está claro, portanto, como a companhia pretende ir do Itam Bibi até a região do Campo Belo, mas certamente a Avenida Santo Amaro parece distante desse caminho.