VELHOS RIVAIS
Guerra de meio bilhão: Globo rouba estrela do SBT, Silvio Santos não aceita e faz contra ataque
22/06/2022 às 14h39
A emissora de Silvio Santos entrou em uma nova briga multimilionária por direitos esportivos com a Globo
Globo e SBT tem travado uma disputa interessante nos bastidores desde 2020, quando Silvio Santos decidiu fazer novos investimentos na programação esportiva do canal. Agora, as emissoras estão brigando pelos direitos da Copa do Brasil e o vencedor deve desembolsar cerca de meio bilhão de reais para garantir o torneio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso mesmo, a competição mata-mata é uma das mais caras do calendário nacional e vive um impasse há cerca de 2 meses, por conta de um atraso da CBF para definir qual canal irá transmitir o torneio a partir 2023.
Atualmente, a Copa do Brasil é uma das “estrelas” da programação da Globo e a emissora da família Marinho também desponta como a favorita para continuar sendo a casa do torneio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo Rodrigo Mattos, colunista do UOL Esporte, a Globo fez uma proposta maior pelo pacote geral e ainda tem uma cláusula de preferência para renovação de contrato. Mas ainda não há um acordo sacramentado com a emissora justamente por conta do SBT que segue com chances, por ter feito uma oferta alta para ter o evento em TV aberta.
Globo e CBF abriram negociações antes dos outros canais, e a oferta não demorou a ser apresentada. A confederação não conduziu um processo de concorrência formal pelos direitos e isso causou incômodo no SBT, que, posteriormente, também apresentou uma proposta generosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que o canal de Anhanguera está ainda mais agressivo nas negociações, após perder a Copa Libertadores, que voltará para a Globo em 2023.
A questão é que a Globo fez oferta pelos direitos de TV aberta, paga (SporTV) e streaming. A última fatia será sublicenciada com a Amazon Prime Video, como já acontece atualmente. Com o “bônus” da Amazon a proposta da Globo é de pagar um valor que se aproxima de R$ 500 milhões.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1.412 em risco: Bonner confirma alerta oficial do INSS a pagamento de idosos 60+
● Plantão Urgente: Globo, SBT, Record e todas as emissoras paralisam programação para notícia de Lula
● Arrebentaram o armário: 3 galãs mais lindos da Globo que se assumiram gays ao Brasil e você nem sabia
O SBT tem interesse só por jogos na TV aberta. Ainda assim, apresentou uma oferta considerada bem alta. O problema é que outras empresas de TV paga não entraram na disputa, justamente pelo fato de a CBF não ter aberto concorrência formal. A possibilidade de mudança do favoritismo da Globo dependeria de uma a TV paga completar o valor do canal de Silvio Santos para concorrer com sua principal rival e a Amazon.
Apesar da situação estar se arrastando a mais tempo do que o previsto, Mattos aponta que a CBF não tem pressa para assinar um contrato de direitos de transmissão e pode esticar a negociação caso entenda que pode arrecadar ainda mais.
Autor(a):
Erick Martins
Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]